Com um fluxo de cerca de 18 mil pessoas ao longo de cinco dias, o 1º Festival e Cinema de Vassouras – no Vale do Café, reuniu representantes do audiovisual de todo o país e já tem nova edição marcada
Foram dois anos e meio de longa espera, mas valeu à pena! Os cinco dias de intensa programação do 1º Festival de Cinema de Vassouras – no Vale do Café reforçaram a constatação de que a arte, definitivamente, é necessária, é potente, é latente, é presente!
Idealizado, produzido e dirigido por Bruno e Jane Saglia, o evento foi realizado pela primeira vez na região Centro Sul do estado do Rio de Janeiro, e reuniu expoentes do audiovisual, de extrema relevância em todo o país e no exterior.
Com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o 1º Festival de Cinema de Vassouras é uma mostra nacional de cinema, com característica competitiva, participativa e informativa que conta ainda com o patrocínio da Light, considerada uma das maiores empresas de energia elétrica do Brasil. Agora, em uma fase que o estado do Rio de Janeiro vem retomando gradativamente sua economia, a empresa começa a apoiar mais projetos que estão alinhados com seus valores e busca entregar serviços que possam contribuir com atividades culturais, educativas, sociais e esportivas.
O evento teve a coparticipação do Sesc RJ, e exibiu ainda filmes vencedores, além de uma mostra de filmes infanto-juvenis, em suas unidades, no próximo mês de outubro.
Na noite de abertura, o evento teve a apresentação do casal Thaila Ayala e Renato Góes. O Festival, marcado também pela diversidade, destacou nomes como Eduardo Moscovis, Marcos Pasquim, Vanessa Gerbelli, Murilo Rosa, Ana Rosa, Fernando Alves Pinto, Roberto Birindelli, Simone Spoladore, Narjara Turetta, Lu Gramaldi, Jackson Antunes, Nando Cunha, Adriana Birolli, Georgina Castro, Maytê Piragibe, Karine Telles, entre outros.
Uma vasta programação com base no Centro de Convenções General Sombra, além de ações paralelas, como painéis no Centro Cultural Cazuza, em sua grande maioria mediados pela atriz Larissa Maciel, deram a tônica.
HOMENAGENS A CARLOS VEREZA E HUMBERTO MARTINS
Um dos grandes momentos do festival foi a entrega do troféu Paulo José, uma reverência ao artista que morreu no ano passado. O veterano Carlos Vereza, que esteve participou de todo o Festival, recebeu a honraria.
Também foi inaugurada, na sede da prefeitura municipal de Vassouras, a Sala Carlos Vereza. O auditório da prefeitura local passou a ter o nome do renomado artista. O veterano das artes, de 83 anos de idade, com mais de 60 de carreira, era a imagem da emoção. Ele ainda ganhou uma estrela na Calçada da Fama, mais um legado do Festival, no Centro de Convenções.
Por sua contribuição às artes ao longo de bem-sucedidos 35 anos de carreira, o ator Humberto Martins foi outro homenageado durante o 1º Festival de Cinema de Vassouras, no Vale do Café. O artista deu nome à aconchegante sala de cinema retrô, instalada no Hotel Santa Amália, um dos mais antigos e tradicionais da cidade.
FAMÍLIA BARRETO
Referência quando o assunto é cinema, Luis Carlos Barreto – carinhosamente chamado de “Barretão” – participou do Festival acompanhado pela família. A mulher, Lucy Barreto, o filho, Bruno Barreto, netos e bisnetos, emocionaram a todos em diversos momentos.
A Família Barreto, além de comandar um painel sobre Direção no Audiovisual, no Centro Cultural Cazuza, e de também ganhar estrelas na Calçada da Fama, aproveitou a ocasião para comemorar mais um ano de vida de Luiz Carlos Barreto.
NOITE DE PREMIAÇÃO
O 1º Festival de Cinema de Vassouras – No Vale do Café, contou com um time de peso formando o júri técnico: André Ramiro, Juarez Pavelak, Hamilton Moss, Jesse Marmo, Bia Oliveira, João Atala, Paula Barreto, Priscila Rosário, Beth Filipeck e Thaila Ayala.
Além do glamour do tapete vermelho. O 1º Festival de Vassouras – no Vale do Café, destacou um espaço de entrevistas comandadas por Narjara Turetta e Marcelo Faustini.
Com o Centro de Convenções em noite de gala, a festa de premiação foi apresentada com muito bom humor por Caco Ciocler e Maytê Piragibe, dupla que garantiu momentos de descontração e que, acima de tudo, ressaltou a importância de eventos como esse, que exaltam a arte.
Fechando com “chave e grão de ouro”, Bruno Saglia – que foi empossado como presidente do Vassouras Film Commission, mais um legado do Festival, anunciou a continuidade do evento. Em 2023, Vassouras vai sediar o Festival Internacional de Cinema. É a sétima arte ocupando cada vez mais espaços! É cultura! É arte!
CONFIRA A LISTA DE VENCEDORES DO 1º FESTIVAL DE CINEMA DE VASSOURAS – O VALE DO CAFÉ:
MELHOR FILME
– Ela e Eu
MELHOR ATOR
– Eduardo Moscovis– “Ela e Eu”
MELHOR ATOR COADJUVANTE
– Nelson Diniz – “Verona”
MELHOR ATRIZ
– Simone Spoladore – “Livro dos Prazeres”
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
– Mariana Lima – “Ela e Eu”
MELHOR EDIÇÃO DE SOM
– “Ela e Eu”
MELHOR FOTOGRAFIA
–“Livro dos Prazeres”
MELHOR ROTEIRO
– “Ela e Eu”
MELHOR DIREÇÃO
– Ane Siderman – “Verona”
CURTA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO
– “Ouro Para o Bem do Brasil” (2020) – Rio de Janeiro – Direção: Gregory Baltz
MELHOR ROTEIRO DE CURTA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO
– “Muxima”
CURTA-METRAGEM REGIONAL
– “Café com Fé” (2022) – Conservatória – Valença, RJ – Direção: Paulo Roberto dos Santos
MELHOR CURTA-METRAGEM NACONAL
– “Talvez Eu Nunca Tenha Amado” (2022) – Sergipe – Direção: André Aragão
MELHOR DIREÇÃO DE CURTA-METRAGEM NACIONAL
– “Talvez Eu Nunca Tenha Amado” (2022) – Sergipe – Direção: André Aragão
MELHOR ROTEIRO DE CURTA-METRAGEM NACIONAL
– “Talvez Eu Nunca Tenha Amado” (2022) – Sergipe – Direção: André Aragão
MELHOR DIREÇÃO DE CURTA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO
– Thiago Nunes, por “Benevolentes”
Fotos Mark Saglia/ SG Company
Acompanhe nossas redes sociais:
Site: www.festivaldecinemavassouras.com.br
Instagram: @festivaldecinemadevassouras