Alemanha vai tomar conta da Marina da Glória, na Zona Sul da cidade, neste final de semana. Evento conta com 20 shows de artistas como Seu Jorge, Diogo Nogueira, entre outros
É praticamente impossível pensar no mês de outubro sem lembrar da Oktoberfest, a festa da cerveja originada em Munique, na Alemanha. Os cariocas não poderiam ficar de fora de um evento como esse e, por isso, as tradições germânicas vão aterrissar na Marina da Glória, na Zona Sul da cidade, a partir desta sexta-feira.
Serão 20 shows de grandes artistas, entre eles Alcione, Seu Jorge, Alexandre Pires, Diogo Nogueira, Mart’nália, Raça Negra, Belo, Ferrugem e Sorriso Maroto. O evento, que acontece entre os dias 14 a 16 e 21 a 23 de outubro, também contará com a participação dos grupos folclóricos alemães Bauernband e Bauernjazz.
Alcione está feliz com o retorno dos grandes eventos após a pandemia da covid-19. “Estava com muitas saudades. Artista gosta de estar no palco, de estar em contato com o público. Essa troca com os fãs é fundamental pra nós”, diz a Marrom, que também comenta a importância da Oktoberfest, que este ano vai homenagear o samba.
“Um festival que serve como traço de união entre as culturas alemã e carioca; evento que reúne música, dança, gastronomia e que, desta vez, presta uma homenagem ao samba só poderia ser classificado como grandioso. E o gênero musical, que é um dos nossos cartões postais, está muito bem representado com nomes de várias gerações como Martinho da Vila, Diogo Nogueira, Alexandre Pires, Seu Jorge, entre tantos outros. Muito feliz em ter sido convidada para participar”, garante.
Diogo Nogueira também não vê a hora de subir ao palco. “Estou muito feliz em voltar a me apresentar na Oktoberfest que já é uma tradição aqui no Rio de Janeiro e ainda mais ao lado de grandes artistas como Alcione e Raça Negra”, diz o sambista. “O samba é a nossa música, a nossa raiz negra e nós brasileiros temos isso no sangue, faz parte da nossa cultura e temos que valorizar o samba sempre e cada vez mais”, afirma o artista sobre a homenagem que o festival fará ao gênero nesta edição.
O cantor pretende animar o público com as músicas do projeto “Samba de Verão”. “Vamos mostrar o repertório do projeto ‘Samba de Verão’, com diversos clássicos do samba e músicas como ‘Bota Pra Tocar Tim Maia’ e ‘Ouro da Mina’, mas também terá canções que todo mundo conhece e canta junto como ‘Pé na Areia’, ‘Alma Boêmia’ e ‘Clareou’. Além disso, o show terá também os últimos singles ‘Flor de Caña’, ‘Deu Samba’ e a música ‘Talismã’, uma releitura em samba do enorme sucesso de uma das maiores duplas de compositores da música brasileira, Michael Sullivan e Paulo Massadas, single que lanço nas plataformas digitais nesta sexta”, avisa.
Luiz Carlos, vocalista do Raça Negra, que também sobe ao palco nesta sexta, conta como foi ficar afastado durante a pandemia. “Música é meu ofício e um trabalho pelo qual sou apaixonado. Ficar esses anos longe dos palcos foi muito difícil. O carinho do público é nosso combustível para seguir em frente e nada se compara a esse contato direto, o olho no olho. Estou muito feliz por estar de volta”, afirma o cantor, que entrega o que os cariocas podem esperar de seu show.
“O repertório do nosso show viajará pelos 39 anos do Raça Negra. Grandes sucessos, que marcaram diversas épocas, não vão ficar de fora. Espero que o público se divirta e cante do início ao fim. É sempre uma alegria cantar na Oktoberfest ainda mais ao lado de grandes nomes do samba”, afirma.
Além da Oktoberfest, outro grande evento promete agitar o Rio de Janeiro neste final de semana. Lexa, Pocah e Rebecca vão se apresentar no “Chálloween”, a edição temática do “Chá da Alice”, que acontece nesta sexta-feira, na Fundição Progresso, na Lapa. A cantora Pocah promete grandes novidades para o público.
“Além de ser um show que ando preparando e ensaiando há algum tempo, vou performar pela primeira vez minha nova música ‘Chama Minha Gang’, lançada hoje e que tem uma vibe muito de festa, então, acredito que case bastante com o espetáculo como um todo. E para ficar ainda mais incrível, será um show temático de Halloween, vou estar fantasiada e será uma noite com muitos doces e travessuras”, revela.
“As meninas são incríveis e eu amo trabalhar com elas. São todas muito talentosas e a nossa vibe juntas é incrível”, concorda Rebecca. “Estamos preparando um show inovador, praticamente será o start de uma nova era para mim, dos meus shows, sabe. Além disso, vai ter muito funk e muita dança! A gente vai fazer todo mundo se soltar e curtir demais a festa”, garante.
Fotos: Lucas Teixeira / RT – Reginaldo Teixeira