O Brasil de hoje conta com uma nova safra de mentores e de grandes intelectuais ainda desconhecida da população em geral, mas que vem mudando toda uma cultura e fazendo realmente a diferença – seja pela obra, seja pelo magistério ou pela criatividade para transmitir conhecimento, empreender e gerar resultados positivos.
O Prof. Andre Rodrigues Costa Oliveira representa com absoluta maestria a nova e pujante intelectualidade brasileira.
Andre Costa Oliveira é fruto genuíno da geração nascida nos anos 70, que viveu a clássica adolescência nos anos 80 e que “inaugurou” o novo milênio aproveitando-se ao máximo do enorme arcabouço de informações e tecnologia disponíveis.
Nascido em 1973 na cidade de Belo Horizonte/MG, Andre Costa Oliveira mudou-se com os pais, servidores públicos, passando a residir na Capital Federal desde 1985.
Bacharel em Ciências Jurídicas, atuou ao longo de 27 anos na advocacia militante, com foco em tribunais superiores.
Aperfeiçoou tambémconhecimentos em Administração, Filosofia, Artes, Ciência Política, Teologia, História e Neuropsicanálise, acumulando títulos de enorme relevância.
Em 2017, após a indicação e a aprovação unânime de seu nome, tornou-se Membro Imortal da Academia Latino-Americana de Ciências Humanas – ALACH, recebendo inúmeras comendas pela sua contribuição à sociedade brasileira.
É divorciado e pai de duas filhas lindas (que, segundo o próprio, “são a verdadeira razão de tudo em minha vida”).
Atualmente o “Professor Andre” (título que mais aprecia) foca a maior parte de suas atividades laborais em atendimentos – na qualidade de Neuropsicanalista – em diferentes cidades brasileiras (optando, sempre que possível, pelo atendimento presencial, minucioso, “quase artesanal”, conforme brinca) além de prestar consultorias a empresas e a órgãos públicos e privados, ministrar palestras, cursos e seminários sobre temas variados. “Sinto que o conhecimento multidisciplinar que adquiri ao longo da vida me permite, com certa facilidade, a mesclagem de ideias, a inspiração (pela cultura) aos que ainda são bem jovens e a troca – sempre imprescindível – do conhecimento de maneira sempre acessível, espontânea e não menos divertida. Aliás, eu realmente gostaria que, em minha lápide, constasse exatamente isso: ‘um sujeito que trocou conhecimento’. Nada mais que isso”, diz o Autor de 10 excelentes livros que abordam temas variados, desde Santo Agostinho à Arte Barroca, passando por análises de conjuntura econômica/política, sexualidade e comportamento, literatura universal à luz da psicanálise e Negociação estratégica em nível avançado.
O prof. Andre Costa Oliveira rechaça enfaticamente as alcunhas de “guru”, “mentor”, “influencer” e principalmente a de “coaching” (“tenho horror a esses nomes!!!”), ainda que, indiscutivelmente, seja já reconhecido como uma das maiores e mais salutares mentes pensantes do Brasil de hoje.
Não é propriamente incomum que recebamos alguma notícia dele em eventos internacionais de grande porte, interagindo em idiomas diferentes e, na semana seguinte, em pleno coração da Floresta Amazônica, coabitando e alimentando-se junto a etnias indígenas e comunidades ribeirinhas. Ou às vezes cozinhando aos amigos em algum lugar do mundo, paixão que o acompanha desde a infância. “A cozinha é o maior e o mais absoluto laboratório já criado pelo homem; cozinhar e receber pessoas insere-se no âmago da civilização humana,” escreve.
“Um Solteiro cobiçado?”, perguntamos. “Não, eu não diria dessa forma. Talvez um ‘divorciado cobiçado’ (risos), mas sou bem tranquilo sobre isso. Todas as mulheres são incríveis, divas e maravilhosas, cada uma delas ao seu próprio estilo. E é fascinante estar vivo e poder contemplar as muitas surpresas que a vida nos prepara. Cavalheirismo, sempre. Discrição, idem. Além disso, um homem maduro não precisa validar-se emocionalmente a todo tempo, revivendo adolescências tardias.”
Perguntado sobre novos projetos a caminho, respondeu-nos da seguinte forma: “preocupa-me uma sociedade de pessoas tristes, cada dia mais angustiadas, sexualmente infantilizadas e que são escravas da informação desencontrada, superficial, inverossímil e violenta; a sociedade que se vê desprevenida e despreparada ao fracasso, incapaz de levantar-se e de seguir em frente, e que paga muito caro para escutar somente aquilo que deseja (em busca de uma noção falsificada de felicidade) e ignorando o que necessita realmente à edificação de uma vida plena – e, por consequência, movimentando inadvertidamente uma indústria perversa, que fatura alto com falsos profetas, com pseudo-literatura de “auto-ajuda” e com placebos motivacionais irresponsáveis; e o meu projeto hoje, acima de tudo, é intensificar a minha peleja que reside na conscientização de que o nosso mundo é muito maior (e mais fascinante) do que uma rede social, por exemplo, na qual você apenas finge ser o que não é, ter o que não tem e, coroando a inverdade crônica, fazer o que você não faz.”
Um recado às pessoas? “Sim, tenho um recado às pessoas: leiam; leiam muito; leiam absurdamente; e garantam an infinitude na História, ensinando as pessoas a pensar e a exercer o senso crítico com elegância, com repertório e empatia.”
Consultas, atendimentos, eventos e palestras com o prof. Andre Costa Oliveira poderão ser agendadas via WhatsApp, exclusivamente pelo telefone (61) 996116061.
Siga no Instagram