Na tarde desta quarta-feira, 25 de maio, o ator e diretor Caco Ciocler da Rede Globo, esteve no Centro Cultural Cazuza, situado na cidade fluminense de Vassouras, localizada no Centro-Sul do estado do Rio de Janeiro, no Vale do Café.Esta foi a primeira vez que Caco esteve na cidade e veio participar do evento
Painel de Direção Audiovisual, onde ministrou para alunos e convidados a respeito de como é realizar a direção de filmes, além de contar sobre suas experiências vividas em sua trajetória.
Atualmente Caco está no ar interpretando o Dr. Gustavo Sousa Aranha, na novela Pantanal na Rede Globo.
Caco comenta que até é possível realizar o projeto da gravação de um filme sem a Lei de incentivo à cultura, porém será algo muito simples e por isso que ele é totalmente contra ao fato da lei ter sido extinta. Inclusive afirmou que está fazendo cinema sem a lei roanet e enquanto ele conseguir fazer cinema sem dinheiro, que irá continuar fazendo pois é algo que ele ama muito e quer levar a nossa cultura sempre adiante, assim como fez um que foi gravado no quintal de sua própria casa, porém sabe que o resultado acaba não sendo o mesmo, pois ele é o oposto de proposta, onde a crítica acaba não sendo a mesma coisa e muitas pessoas acabam não se interessando inclusive pela exibição dos mesmos.
“O que as pessoas não entendem é que quando o projeto é contemplado com a possibilidade de captar recursos. A empresa ao invés de pagar imposto, destina uma porcentagem para o projeto e assim acaba fazendo propaganda da empresa e a empresa em poder se promover através da cultura e a cultura existir. Mas muitas vezes os números assustam e as pessoas pensam… Tudo isso de valor? Mas elas mal sabem que o valor não vai para o artista que aparece, tem uma equipe gigantesca sempre por trás, tem toda a estrita, equipamentos e maquinários, são empregos gerados, e muitas outras coisas que circulam em torno do projeto cultural. Existe uma conta feita e que vou dizer de uma forma meio maluca para não falar besteira, onde costumamos dizer que a cada um real investido através da Lei roanet, volta aproximadamente de 3 a 4 reais, e as vezes chega até a 7 reais para os cobres públicos. É uma lógica burra este ataque as leis de incentivo. E é uma coisa que não é exclusivo da cultura, as leis de incentivo é para incentivar o setor”, declara Caco durante o evento.
O evento faz parte do Festival de Cinema, sob o comando dos Curadores que transformaram sonhos em realidade… os irmãos Bruno e Jane Saglia, e está sendo realizado durante o período de 22 de maio a 29 de maio de 2022.
Fotos: Renato Cipriano / Divulgação