Não poder comprar comida através de aplicativos. Pior: não conseguir realizar a nenhuma compra online. Nada de acesso ilimitado a filmes e séries por streaming. Nem pensar bater papo no whatsapp ou passar a noite mexendo no celular antes de dormir.
Parece um cenário de privações, quase um filme de terror nos dias atuais. Mas essa era a realidade de qualquer pessoa, hoje na faixa dos 40 anos, durante sua adolescência.
Vivemos um mundo digital, com uma mudança radical na realidade em relação a 25 anos atrás. Essa mudança, obviamente, traz também alterações no comportamento das pessoas. Mais tempo online, mais tempo consumindo informações.
Neste artigo, vamos entender um pouco algumas das principais mudanças na cultura do brasileiro a partir de seu comportamento na internet.
Redes sociais
Dificilmente podemos imaginar uma mudança maior na cultura do brasileiro senão a causada pelas redes sociais. Facebook, Instagram, Whatsapp, TikTok… Todas essas plataformas promoveram mudanças na forma de se relacionar entre as pessoas – mesmo parentes mais próximos.
Hoje em dia, redes sociais são utilizadas para conversar com amigos, se aproximar de pessoas com ideias semelhantes, consumir conteúdos dos mais variados tipos, e até mesmo para fazer negócios e ganhar dinheiro.
Compras em sites online
Um dos exemplos mais claros que mostram como a cultura do brasileiro está mudando está nas compras realizadas em sites online. Segundo pesquisa recente realizada pela All in em parceria com a Opinion Box, nada menos que 87% dos usuários de redes sociais já fazem compras online e outros 75% buscam as redes para buscar produtos.
Apesar de o número de consumidores online estar crescendo desde o início da internet, não resta dúvidas de que um dos principais responsáveis pela explosão nesse tipo de consumo foi a pandemia. E, ao que parece, o isolamento causou também uma consolidação dessa tendência.
Segundo pesquisa realizada pela NZN Intelligence, nada menos que 64% da população prefere comprar pela internet, mesmo depois da reabertura do comércio. Aparelhos eletrônicos são os itens preferidos.
Plataformas de streaming
Imagine que, para assistir a um filme num final de semana, era necessário ir a um comércio específico – uma videolocalora. Lá, passar alguns minutos – ou horas – escolhendo o que ver e alugar se estiver disponível – pois alguém já pode ter passado antes e locado o que você gostaria de assistir.
Em tempos de Netflix, essa é mais uma realidade difícil de acreditar para os mais jovens – mas bem real para quem viveu no tempo pré-internet. A facilidade de ter, dentro de casa, na própria TV, centenas de filmes à disposição em várias plataformas – além do Netflix, existem várias outras, como HBO Max, Prime Vídeo, Star, além do próprio Youtube – mudou completamente a forma como o brasileiro assiste televisão.
E não é só em relação a filmes que essa mudança existe. Mudou também a forma como se ouve música graças a plataformas como Spotify e Deezer. Ficou para trás o tempo em que era necessário comprar um CD ou mesmo baixar um mp3 para ficar a par dos últimos sucessos.
Apostas online
O ato de apostar sempre esteve presente na vida do brasileiro, mesmo que de maneira informal. “Meu time vence o teu, quer apostar?” deve ser uma das frases mais ouvidas em mesas de bar, em todos os tempos.
O fato é que, com o passar dos anos e a evolução tecnológica, as apostas esportivas não apenas mudaram de local – migrando para o ambiente online – como se popularizaram como nunca.
Hoje, dezenas de casas de apostas estão presentes no mercado brasileiro e plataformas como a 188bet vêm oferecendo aos amantes do futebol oportunidades para se garantir uma renda extra apostando no time do coração.
Esse é um cenário que segue crescendo e ilustra bem a mudança de comportamento do brasileiro com o passar dos anos.