A prestigiada Tulane University, em New Orleans, Louisiana, promoveu uma aula especial sobre estratégias de negócios. O evento foi ministrado pelo empresário brasileiro, Richard Harary, CEO da Macrobaby, a maior loja de enxovais de bebês no país norte-americano. Durante o encontro, o profissional apresentou aos alunos uma reflexão bastante provocativa: o maior responsável pelo declínio do varejo físico nos EUA não é a Amazon ou o comércio online, mas sim os próprios donos de shoppings e proprietários de imóveis comerciais.
No último domingo (16), a tradicional rede de lojas de roupas Forever 21 divulgou o encerramento de suas operações nos Estados Unidos. Este é o segundo pedido de falência da marca de roupas nos últimos seis anos. A notícia do fechamento das filiais impactou principalmente os jovens norte-americanos, público mais fiel à marca, que usaram as redes sociais para lamentar o caso.
Segundo Harary, a ganância imobiliária e a falta de parceria entre locadores e lojistas foram os grandes vilões da crise no varejo físico. “O aumento excessivo dos aluguéis criou um cenário insustentável para muitas empresas, levando ao fechamento de diversas lojas – um impacto muito mais significativo do que qualquer revolução digital”, analisa o empresário.
O futuro do varejo: Inteligência Artificial e Geolocalização
Richard também abordou um dos temas mais quentes do mundo dos negócios: o impacto da inteligência artificial no varejo e na experiência do consumidor. Ele revelou como suas empresas já utilizam tecnologias avançadas para otimizar operações e maximizar a eficiência.
Um dos exemplos mais inovadores apresentados foi uma plataforma de inteligência de localização, desenvolvida em parceria com uma empresa israelense. “Utilizando dados anônimos de geolocalização de dispositivos móveis, a tecnologia fornece insights detalhados sobre o comportamento dos consumidores no mundo físico, analisando fluxos de pessoas em lojas, shoppings, aeroportos e restaurantes”, explica o empresário, que afirma, ainda, que essa inovação promete transformar a maneira como as empresas tomam decisões estratégicas baseadas em dados reais.

Do comércio de malas a um império multissetorial
Durante a aula, Richard compartilhou sua trajetória única, desde os primeiros passos no comércio de malas com um investimento modesto até a construção de um império que hoje abrange varejo, tecnologia, manufatura, turismo e real estate. Com uma abordagem envolvente e repleta de exemplos práticos, ele apresentou lições valiosas sobre inovação, liderança e expansão internacional, conectando teoria acadêmica com a realidade do mercado.
A presença de Richard Harary na Tulane foi uma verdadeira troca de experiências. Os alunos tiveram a oportunidade de interagir diretamente com um dos grandes nomes do empreendedorismo, debatendo desafios reais do mundo dos negócios, estratégias para a tomada de decisões ousadas e os caminhos para transformar ideias visionárias em legados duradouros.
O convite a Richard Harary para ministrar a aula partiu de Diego Bufquin, diretor do Departamento de Hospitalidade e Business da universidade, após o reconhecimento da vasta experiência e visão inovadora de Harary no cenário empresarial global. “Inspirar a próxima geração de líderes em um ambiente tão prestigiado como a Tulane foi uma honra imensa. Acredito que compartilhar conhecimento é uma das formas mais nobres de retribuir à sociedade”, completa o empresário.
crédito divulgação
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Instagram.
**As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e não expressam necessariamente a opinião do portal