Muito utilizada quando o assunto é liderança, a inteligência emocional visa identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos. Ela é conhecida como um autoconhecimento emocional para tomar decisões corretas. Segundo o pastor e coach David Lacerda, a utilização das armas espirituais são tão importantes quanto as armas carnais, por conta disso, as utiliza em suas pregações.
Conforme explica o especialista, é através da inteligência emocional que se aprende a dialogar, não agir por impulso, não tomar partido e se prevenir do desentendimento, sendo assim, uma pessoa compreensiva e capaz de entender o outro e a si.
Para o pastor, em alguns momentos da vida é preciso utilizar da inteligência emocional e para isso, o líder religioso precisa estar integrado com o tema e a utilizar em suas pregações, ajudando os fiéis a como adquiri-la. Assim como também deve utilizar sua inteligência espiritual em uma conversa profunda com Deus.
Segundo o coach, quando há uma fragilidade emocional, é preciso pedir o auxílio do Espírito Santo, e também utilizar dos pilares das emoções para ajudar a entender o melhor caminho a se tomar. Conhecer as próprias emoções, controlá-las, automotivar-se, ter empatia e relacionar interpessoalmente são os pilares da inteligência emocional que também são peças chaves do espiritual.
“Pode-se afirmar que o lado espiritual sempre estará conectado com o lado material e carnal. Não é preciso anular um ou outro, pois um complementa o outro de uma forma que torna o ser humano mais completo. E é isso que eu prego, saber utilizar ambos os lados, sempre, obviamente, em prol das palavras de Deus”, comenta o pastor David Lacerda.