A cantora Melody faz consultas de rotina e profilaxia da saúde bucal com Paulo Araújo, referência em lentes de resina no país. Como a maioria dos adolescentes, a jovem costuma comer doces, chocolates e guloseimas. Segundo o dentista, a ingestão desses tipos de alimento pode aumentar a incidência de cáries pela sua alta concentração de açúcar. O açúcar ocasiona a queda do PH da cavidade oral elevando o nível da acidez bucal que favorece a atividade das bactérias cariogênicas aumentando a possibilidade de ocorrências de cárie.
Paulo Araújo indica nessa situação esperar 30 minutos para realizar a escovação e fazer uso do fio dental. “Se escovar antes dos 30 minutos o PH bucal ainda se encontra ácido e a chance de proliferação de bactérias aumenta consideravelmente”, diz Paulo.
Ele conta que Melody escova os dentes de três a quatro vezes ao dia. Para Paulo é o número ideal, mas nada impede de escovar mais vezes. A escovação noturna é a mais importante, pois durante o sono acontece uma redução do fluxo salivar que eleva a acidez da boca, aumentando também a suscetibilidade para o desenvolvimento de doenças bucais.
Quando questionado sobre o mito da nocividade de escovar os dentes em jejum antes do café da manhã, o profissional esclarece que tudo não passa de mito. Durante o sono as bactérias presentes na boca se multiplicam. A elevada presença de microrganismos deixa a boca despreparada e os dentes mais vulneráveis para receber os alimentos. A escovação anterior ao café da manhã elimina as placas bacterianas e reveste o esmalte do dente com uma camada protetora para enfrentar os resíduos ácidos da alimentação, cumprindo um importante papel para evitar o surgimento de infecções e cáries.
Melody, hoje aos 15 anos não pensa fazer procedimento de harmonização facial. “A técnica não é contraindicada para menores de idade desde que seja autorizada pelos pais ou responsáveis, mas não recomendo a realização de harmonização facial em adolescentes. Nessa fase o rosto ainda vai sofrer mudanças até chegar à idade adulta. É muito comum ver jovens com uma visão um pouco distorcida da própria imagem. Cada caso precisa ser analisado individualmente e sempre na presença dos pais ou dos responsáveis legais com bom senso e sensatez. Sugiro trabalhar a autoestima de forma a melhorar a autoaceitação”, completa Dr. Paulo Araújo.
Em conversas com Melody, Paulo percebe que a jovem cantora adora os próprios traços. “Eu falo que ela é perfeita. Quando ela acha algum defeitinho sempre diz que gosta muito e que não pretende fazer nenhum procedimento estético, mas que apoia quem gosta e quem faz. Como a própria Melody gosta de falar, quanto melhor uma pessoa se sentir, mais motivos vai ter para fazer o que bem entender para melhorar e deve sempre fazer quando tiver vontade. Se sentindo bem quem mal tem?”, finaliza Paulo.