Na era dos selfies, stories e lives, e com o mundo literalmente na palma de nossas mãos através das redes sociais, a estética facial e do sorriso são cada vez mais valorizadas.
Quando falamos da estética perfeita dos sorrisos, a técnica das lentes dentais, ou facetas laminadas (nome tecnicamente mais correto), abre um horizonte amplo de possibilidades para alcançar a excelência em termos de harmonia de cor, forma e textura dos dentes.
A técnica de recobrir a parte da frente dos dentes com porcelana foi desenvolvida em 1928 em Los Angeles, na Califórnia, berço do cinema mundial, numa época em que os sorrisos estavam em destaque nas telas enormes dos filmes. Naquela época, um dentista chamado Charles Pincus transformava os sorrisos das estrelas de forma transitória, visto que as técnicas e materiais adesivos permitiam que as porcelanas durassem apenas durante o período da filmagem de uma película. Começava a saga do que ficou conhecido como “Hollywood Smile”, o sorriso das estrelas do cinema.
Nesses mais de 90 anos, as porcelanas para uso dentário sofreram uma enorme evolução, assim como os sistemas adesivos que permitem a colagem segura e muito duradoura dessas peças sobre os dentes. Essa evolução estética e funcional dos materiais permitiu a popularização do tratamento com facetas, que hoje chamamos de “lentes”, devido à pequena espessura dessas lâminas, permitindo a instalação de lentes que podem durar mais de 20 anos, com mínimo ou até nenhum desgaste dos dentes naturais, elevando o patamar da estética do sorriso para o degrau mais alto. É fácil imaginar que a mudança do padrão de comunicação e as necessidades estéticas mudaram muito desde o tempo em que apenas as estrelas do cinema mostravam seus dentes claros e uniformes nas enormes telas.
O que antes era prerrogativa dos atores e atrizes de Hollywood, hoje é uma necessidade para todos que se comunicam através das selfies e lives do Instagram. Somos os protagonistas de nossas histórias e nos mostramos ao mundo como nunca antes, de forma que um belo sorriso nos ajuda a impulsionar o engajamento e alcance de cada aventura nas redes sociais e na vida. Nos últimos 5 anos, uma explosão de sorrisos super claros vem invadindo a vida e as telas dos celulares.
Mas será que todos esses dentes ultra-brancos são sinônimo de saúde bucal? Aí entra a atuação dos cirurgiões dentistas responsáveis e conscientes, que têm a obrigação de alertar os pacientes sobre a correta indicação desses tratamentos estéticos, além de executá-los com precisão técnica e realizar a manutenção correta desses tratamentos.
Cuidado especial deve ser tomado com a saúde dos dentes e dos tecidos de sustentação, o que tecnicamente chamamos de periodonto. O paciente, antes de receber o tratamento com as lentes, deve estar livre de cáries e de qualquer inflamação ou infecção de gengiva, condição que deve perdurar após o tratamento estético; do contrário, o tratamento com lentes pode aumentar o risco de gengivite e destruição dos dentes pela cárie. A perfeita higienização, com escovação criteriosa e uso diário do fio dental, além dos corretos hábitos alimentares, deve ser mantida após o tratamento com lentes.
Lentes mal adaptadas, com excesso de contorno e material de colagem próximo à gengiva e sem manutenção adequada, além de se desprenderem com frequência, podem levar a quadros de gengivite e cáries, o que, além de risco de perda dos dentes, gera sangramento de gengiva e mau hálito.
Portanto, se você tem em mente realizar a transformação do sorriso (e por que não da vida) com as lentes dentais, a sugestão é que procure um profissional consciente e especializado que realmente esteja preparado para que o sonho do sorriso perfeito seja realizado com maestria em todos os passos, para que essa técnica espetacular realmente leve a uma melhora de vida, de saúde e autoestima, sem se tornar um pesadelo para a saúde bucal.
Ver essa foto no Instagram