Ainda Estou Aqui, dirigido Walter Salles, faz estreia mundial na competição do 81º Festival de Cinema de Veneza
Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, foi selecionado para a competição oficial do 81º Festival de Cinema de Veneza. Protagonizado por Fernanda Torres e Selton Mello, com participação especial de Fernanda Montenegro e grande elenco, Ainda Estou Aqui é, assim como Central do Brasil, uma coprodução entre Brasil e França.
Leia Também Ainda Estou Aqui de Walter Salles é o filme brasileiro indicado ao Oscar 2025
O filme é o primeiro filme Original Globoplay, produzido por VideoFilmes, RT Features e Mact Productions, em coprodução com ARTE France e Conspiração. O roteiro é assinado por Murilo Hauser e Heitor Lorega.
Ainda Estou Aqui é inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, que narra a história de sua família. O livro e o filme abordam o ponto de vista daqueles que sofrem uma perda em um regime de exceção, mas que não se deixam abater.
A trama se passa no Rio de Janeiro, no início dos anos 70, quando o país enfrenta o acirramento da ditadura militar. No centro da história está a família Paiva: o pai, Rubens, a mãe, Eunice, e seus cinco filhos. Vivem numa casa alugada em frente à praia, de portas abertas para os amigos. O amor pela música e pelas conversas, o humor e o afeto que compartilham entre si são suas formas sutis de resistência à opressão que paira sobre o país.
Um dia, sofrem um ato violento e arbitrário que muda para sempre suas vidas. Eunice é obrigada a se reinventar e traçar um novo destino para si e seus filhos. A emocionante história dessa família, baseada no livro biográfico de Marcelo Rubens Paiva, ajudou a redefinir a história recente do país.
“Estamos felizes de ir a Veneza com um filme tão pessoal. O livro de Marcelo me marcou profundamente, e nos convida a olhar essa história do ponto de vista de sua mãe, Eunice. No centro desse relato há uma mulher que teve que se reinventar e romper com os laços patriarcais das famílias brasileiras. Eunice, em sua contenção, traça uma forma de resistência incomum. O livro e o filme podem ser vistos como um relato sobre a reconstrução de uma memória individual conduzida por essa mulher, que se sobrepõe à busca pela reconstrução da memória de um país, o Brasil. Essa sobreposição entre o pessoal e o coletivo é uma das razões pelas quais quis fazer este filme. A busca da família Paiva se confunde com a luta pela redemocratização do Brasil”, explica o diretor Walter Salles.
O elenco principal de Ainda Estou Aqui reúne nomes como Fernanda Torres, Fernanda Montenegro, Selton Mello, Valentina Herszage, Luiza Kosovski, Bárbara Luz, Guilherme Silveira, Cora Ramalho, Olivia Torres, Antonio Saboia, Marjorie Estiano, Maria Manoella e Gabriela Carneiro da Cunha.