Um dos maiores nomes da internet João Mendes diz que Lula e Bolsonaro aprenderam a usar a multiplataforma
Faltam 11 dias para o segundo turno mais disputado na história da democracia. E a força no digital está sendo a maior ferramenta entre os presidenciáveis Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva.
De acordo com o caçador de talentos da internet e um dos maiores empresários da internet no país João Mendes – os dois adversários a presidente da República aprenderam a usar a multiplataforma na guerra política. “O digital nestas eleições é o que está definindo tudo. As pessoas, os eleitores não conseguem mais ter o hábito de usarem apenas uma plataforma para acompanhar os fatos. O ser humano se sub dividiu em Netflix, Instagram, YouTube etc. Existem outros que só consomem Tik Tok.
A comunicação hoje só existe dessa forma: na multiplataforma e tanto Lula como Bolsonaro mudaram suas campanhas, participam de grandes podcasts, por exemplo, durante esse período e conquistaram votos com isso”, explica João Mendes. “Hoje, não tem como um candidato abraçar todas as pessoas, fazer encontros em massas, estar em várias cidades e usar apenas a televisão e o rádio como antigamente. Qualquer candidato que seja (e isso será maior a cada eleição que passarmos) tem que usar a multiplataforma, senão estará fora”, comenta o empresário.
Segundo João Mendes, ainda existem políticos que carregam votos do passado, mas os novos políticos só levam votos (e muitos votos) por conta do digital. “Nestas eleições, isso foi comprovado com o grande números de votos que políticos novatos receberam. Números que surpreenderam. Bolsonaro usa muito a internet e o Lula aprendeu a fazer bem o digital nesta campanha, se reinventou com lives etc . Os dois já ganharam no quesito digital e conquistam votos novos, novos eleitores por conta dessa força multiplataforma”, ressalta João Mendes.
Por outro lado, o digital também trouxe uma enxurrada de fake news e isso tem levado um trabalho e atenção maiores ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Infelizmente, a gente vê uma propagação de notícias falsas para destruir muito mais os adversários do que ser falar de propostas. O brasileiro chegou ao ponto de focar mais em quem ele não gosta do que ouvir aquele que ele quer no poder. Existe uma política mais de ódio do que esperança. Infelizmente isso são as fake news”, diz. “Mas acredito que vamos evoluir ainda mais no digital para eleições a prefeitos e vereadores para mais conteúdos de propostas e mais ainda para 2026.
O digital faz parte das nossas vidas e o bom conteúdo multiplataforma será cada vez mais natural em todas as áreas”, finaliza João Mendes que comanda a Mega Dreams, a Ingresso Digital e a Chango Digital.