Estação Cultura é palco da 3ª edição, que terá oficinas, exposições, apresentações e culinária típica
Nos dias 14 e 15 de setembro, acontece a 3ª edição do Festival da Lua, promovido pela Associação Shaolin Chan, na Estação Cultura, em Campinas (SP), aberto ao público das 11h às 19h. O evento traz atividades gratuitas envolvendo a cultura, a gastronomia e a arte milenar da China. Além disso, envolverá o público com uma exposição inédita sobre o Programa Espacial Chinês, um dos mais avançados e tecnológicos do mundo, que
promete levar o homem à Lua novamente até 2030. O Festival integra a 8ª edição das atividades que fazem parte da frente CPFL Intercâmbio Brasil-China, realizada pelo Instituto CPFL e patrocinada pela CPFL Energia.
“A frente CPFL Intercâmbio Brasil-China promove a cultura como ferramenta de conhecimento e conexão. O Festival da Lua é uma ótima oportunidade para conhecermos mais sobre uma das civilizações mais tradicionais do mundo e celebrarmos essa jornada conjunta marcada por respeito, amizade e união”, comenta a head do Instituto CPFL, Daniela Ortolani Pagotto.
A programação do fim de semana especial também faz parte das comemorações dos 50 anos das relações diplomáticas Brasil-China, celebrados em 2024, e contabiliza diversos workshops para adultos e crianças: teatro de sombras, pintura facial, exposição tátil com monumentos em 3D. As mais aguardadas Dança do Dragão e Dança do Leão, oficinas chinesas de laço, lanterna, tambor, escrita, além de música, canto e arena de esportes
com badminton e tai chi chuan. Também haverá kung fu no palco do Festival.
Uma novidade desta edição, que chega mostrando um outro lado da China baseado em inovação e tecnologia de ponta, será a oficina de robótica em parceria com a Cyberzukas Ensino Maker. As crianças poderão conhecer robôs ganhadores de torneios nacionais que estarão em demonstração, além de uma oficina que contará com a montagem de robôs de lego.
Uma praça de alimentação com capacidade para 300 pessoas será montada perto do palco com comidas típicas chinesas e lanches, porções, doces e bebidas para receber os mais de 2,5 mil visitantes esperados nos dois dias.
“Estamos com uma expectativa muito boa de público, tendo em vista que esta é a 3ª edição. Mesmo assim, ainda tem muitas pessoas que não conhecem a tradição chinesa, por isso, esperamos que todos que vierem participar, aproveitem e levem para casa um pouquinho dessa cultura milenar tão rica e encantadora”, afirma Paulo Di Nizo Filho, presidente do Instituto Shaolin Chan.
Além de todas as atrações mencionadas, o Festival da Lua terá outras curiosidades e ações que estão sendo preparadas no decorrer do mês.