Intitulada Tempo Rei, a última turnê de Gilberto Gil começa em março de 2025
Desde religiões até a física, passando pela filosofia e literatura, muitos tentaram definir o conceito de tempo. Quando Gilberto Gil compôs Tempo Rei em 1984, ele estava respondendo à canção Oração ao Tempo de Caetano Veloso. Enquanto a música de Caetano sugere que o tempo e aquele que o inventou desaparecerão, a letra de Gil propõe um desejo vago de permanência e transformação. Não é por acaso que Gil escolheu Tempo Rei como nome para sua última turnê, que passará por nove cidades no Brasil, além de datas nos Estados Unidos e Europa.
A turnê Tempo Rei é uma realização da 30e em parceria com a Gege Produções, com patrocínio master dos Correios e da Estrella Galicia, Rolex como Relógio Oficial e Ourocard Visa como meio de pagamento oficial.
Anunciada nesta terça-feira (6) no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em São Paulo, a turnê estreia em março de 2025. A pré-venda exclusiva para clientes do Banco do Brasil com cartões Ourocard começa às 10h do dia 19 de agosto e vai até 22 de agosto, no site da Eventim. A venda de ingressos para o público geral abre no dia 22 de agosto, a partir do meio-dia.
Gilberto Gil já vinha amadurecendo a ideia de não realizar mais turnês há algum tempo, uma reflexão que ele considera natural e necessária para diminuir a intensidade de sua agenda. Além disso, há uma mudança de perspectiva, agora mais focada na espiritualidade. A turnê Tempo Rei será uma celebração da vasta obra musical do cantor e compositor baiano, uma trilha sonora profundamente enraizada na cultura brasileira.
“Foram vários os elementos que ponderei para chegar na decisão da realização de uma última turnê. Houve reflexão sobre este mercado e também sobre a exigência física necessária para esses grandes shows. Quero continuar fazendo música em outro ritmo, mas, antes, teremos essa celebração bonita junto do público e da família. Transformai as velhas formas do viver“, afirma Gilberto Gil.
“É natural que a gente fale de ‘tempo’ de várias perspectivas e fico pensando em todas as viagens e turnês que fizemos. São 43 anos de estrada, nas quais viajamos o país e o mundo com a música de Gil. Nos últimos anos, traduzimos a carreira dele em audiovisual, em plataformas multidisciplinares e, agora, levamos essa história completa para o palco para uma última turnê de grandes proporções“, adiciona Flora Gil, diretora da Gege Produções.
Gilberto Gil fará uma apresentação imersiva e sensorial celebrando o tempo, que para ele é simplesmente o agora. A proposta do artista é viver junto com seu público um espetáculo que ficará para sempre na memória.
Datas da turnê
Foto de capa: Nathalia Lopes @pridiabr