Rainha do rebolado e diva dos memes, Gretchen já sofreu na pele a violência doméstica que aflige milhões de brasileiras anônimas.
Em entrevista ao programa ‘Júlia’, do canal SIC, de Portugal, a artista relatou o inferno vivido em um dos primeiros casamentos.
Definiu o então marido como “muito agressivo”. Aguentou o sofrimento por pressão social. “Naquela época, eu ouvia: ‘É melhor apanhar do pai do seu filho do que de um estranho.”
Quando decidiu se libertar, foi vítima de ameaça extrema. “Ele encostou uma arma no meu pescoço e disse: ‘Ou você deixa ele (o filho) comigo, ou eu mato os dois.”
Aterrorizada e pensando no bem-estar da criança, Gretchen cedeu a guarda do menino chamado Décio e foi embora. “Se eu tivesse lutado, não estaria mais aqui, nem ele (o garoto). O que ele (o marido violento) falava, ele fazia.”
Ela ficou 30 anos sem saber do primeiro filho. O reencontro aconteceu em 2019. No ano passado, se viram uma segunda vez, rapidamente. O contato é mantido à distância.
O número de casamentos da cantora Gretchen sempre gera brincadeiras. Seriam 17, 18, 20? Ela esclareceu parcialmente a questão na conversa com a apresentadora Júlia Pinheiro.
Foram sete relacionamentos oficiais, de papel passado, sendo apenas dois duradouros. O principal motivo de separação foi infidelidade, segundo contou a musa do ‘Conga, Conga, Conga’.
“Eu viajava muito e, como não estava presente e a relação não era segura nem de amor verdadeiro, eu viajava e a pessoa procurava outra.”
Gretchen encontrou na psicanálise uma explicação para ter vivido tantos relacionamentos igualmente destrutivos.
“Queria formar a família que nunca tive, mas, depois de fazer algumas terapias, descobri que procurava sempre um homem igual ao meu pai, ou ele era alcoólico, ou era agressivo. Não só procurava, como esses homens que me procuravam para relacionar queriam a Gretchen e a Gretchen só existe no palco”, disse.
Aos 63 anos (com corpo lipoaspirado e rosto harmonizado), a cantora Gretchen se diz feliz ao lado do saxofonista Esdras de Souza, de 49, com quem se casou em 2020. O sofrimento ficou no passado.