Hipismo ajudou ex-BBB Jake Leal aliviar dores ciáticas e de hérnias de disco. Entenda como
Amante de esportes, a ex-BBB 12, Jake Leal, tem se aventurado na prática de hipismo. Ela, que acaba de virar embaixadora de uma loja de artigos usados nesta modalidade, tem focado nas aulas desde que descobriu seu amor pelos cavalos. As atividades como cavaleira proporcionaram não só uma aproximação com os cavalos, como também possibilitaram que Jake melhorasse sua qualidade de vida.
O hipismo possibilitou que a ex-sister controlasse suas crises de ansiedade graças à conexão com os cavalos. “Eu tinha problemas com crises de ansiedade, mas agora, quando eu vou à hípica, abraço os cavalos e isso muda a minha energia completamente, porque é algo que eu amo muito”, avalia Jake.
A modalidade também ajudou a melhorar a saúde da influenciadora digital em outro aspecto: nas dores causadas por três hérnias de disco. Além das hérnias de disco, ela também sofre com as dores decorrentes do ciático inflamado. Foi durante uma viagem a trabalho, no Sul do Brasil, que Jake descobriu que montar a cavalo aliviaria suas dores.
“Nessa viagem estava muito frio e eu estava em uma crise forte de coluna. Só que eu tinha uma cavalgada para fazer, que era um compromisso de trabalho. E depois dessa cavalgada eu comecei a me sentir muito melhor. Parece que tiraram a dor com a mão. Depois disso eu decidi virar adepta do hipismo, ter mais contato com os cavalos e percebo que toda vez, por mais que eu esteja com dor, quando eu tenho esse contato eu me sinto melhor, sinto menos dor. Às vezes não preciso nem tomar remédio, e olha que tinha vezes que eu chegava a tomar morfina, pois não conseguia nem andar de tanta dor.. Além disso, não precisei mais ir ao hospital por conta das dores”, revela Jake Leal.
Por enquanto, Jake tem usado o hipismo como hobby e no áudio aos problemas de coluna. Mas ela garante que suas pretenções com este esporte vão além. “Eu pretendo competir, mas ainda estou no começo na modalidade, tenho só oito meses de prática. É um esporte que requer muita consciência, muita conexão com o animal. Eu tenho ansiedade e isso atrapalha um pouco, mas em breve eu pretendo competir, sim”, diz.
Equoterapia
Pouco se fala sobre o tema, mas o auxílio das cavalgadas na redução das dores tem explicação científica. “Tem um estudo científico da PUC do Sul, que fala sobre reeducação postural com equoterapia e que aborda exatamente essa fase de melhorar a musculatura do core (da parte central do corpo) e melhorar também o fortalecimento da musculatura paravertebral que sustenta a vértebra. Esse tipo de movimentação faz você ativar essa musculatura que ajuda na postura. E melhorando a postura, melhora a hérnia, melhora dores na lombar, melhora escoliose, melhora tudo”, explica o médico João Branco, especialista em medicina desportiva.
“Muitas afecções da coluna são refratárias a uma frouxidão, uma fragilidade da musculatura do abdômen e da coluna, e todo o assoalho, que a gente chama perevertebral. Toda atividade que reforça e ativa a musculatura dessa parte central do corpo, cujo termo específico é Core, podem ajudar a melhorar dores e, principalmente, a compressão e diminuição dos espaços intervertebrais que dão essas dores crônicas e neurológicas, podem ser minimizados com o reforço desta musculatura. RPG, andar a cavalo, fazer prancha… Tudo isso que ativa essa musculatura central é benéfico para qualquer afecção da coluna”, completa João Branco.