Isaquias Queiroz conquistou sua quinta medalha olímpica ao garantir a prata na final do C1 1000m nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O atleta, com um tempo de 3:44:33, foi superado apenas pelo tcheco Martin Fuksa, que levou o ouro com 3:43:16. O pódio foi completado por Serghei Tarnovschi, da Moldávia, com 3:44:68.
Com essa medalha, Isaquias Queiroz se iguala a lendas do esporte brasileiro como Robert Scheidt e Torben Grael, ambos com cinco medalhas olímpicas. Ele fica atrás apenas de Rebeca Andrade, que acumulou seis medalhas em sua carreira, quatro delas conquistadas em Paris 2024.
Isaquias já havia conquistado ouro no C1 1000m em Tóquio 2020, além de duas pratas e um bronze na Rio 2016.
Em entrevista após a prova, Isaquias dedicou sua conquista ao filho e aos brasileiros que sempre o apoiaram. “No finalzinho da prova eu lembrei que meu filho pediu a medalha de ouro. A de ouro não deu, mas fico feliz de poder subir ao pódio e agora vou entregar essa medalha para ele. Esse é o meu presente para todo mundo do Brasil. Muito obrigado por acreditar em mim”, disse o canoísta, destacando ainda o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Antes de conquistar a prata, Isaquias havia disputado a final do C2 500m ao lado de Jacky Godmann, mas a dupla terminou na oitava posição.