O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve em Santos, no litoral de São Paulo, para o velório de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Ele estava acompanhando da primeira dama, Janja Lula da Silva. A agenda foi a primeira de Lula como presidente fora de Brasília.
Para a presença do presidente, foi montado um esquema de segurança. Lula pousou em Ulrico Mursa, estádio da Portuguesa Santista, que fica a cerca de 500 metros da Vila Belmiro, onde acontecia o velório, por volta das 9h. Depois, ele seguiu de carro, em um trajeto de dois minutos, até o estádio do Santos.
Após a chegada do presidente, foi iniciada uma missa com o padre Toninho e padre Xavier, de Santos. Acompanharam a celebração o prefeito de Santos, Rogégio Santos, o Ministro dos Portos e aeroportos, Marcio França, o deputado federal, Paulo Alexandre Barbosa, além de secretários municipais de santos, vereadores municipais e o público que estava passando pelo estádio.
Por volta das 9h30, o presidente e a primeira-dama deixaram o velório sem falar com a imprensa.
Por volta das onze horas o cortejo saiu do Estádio da Vila Belmiro e seguiu pelas ruas da cidade de Santos até o cemitério.
Fotos: Thiago Duran e Amauri Nehn / Brazil News