Marcelo Cohen está de volta após um ano longe das competições. As lesões consecutivas o desafiaram fisicamente e mentalmente, mas sua paixão por medalhas e a pressão de ter sucesso o motivaram a superar a dor e se recuperar.
Com mais de 20 anos de experiência no esporte, ele enfrentou um dos maiores desafios de sua carreira no ano passado, quando sofreu lesões que o forçaram a se afastar das competições por um ano inteiro.
Mesmo com quase 40 anos, Marcelo ainda mantém a mentalidade de um jovem e sua recuperação é a prova que ele está de volta e pronto para competir.
Nessa entrevista exclusiva, Marcelo compartilha sua jornada de superação, fala sobre sua vida como empresário e sua determinação em alcançar suas metas.
- Como você se mantém motivado para voltar a lutar depois de um ano parado?
“Nasci com espírito de luta. Nunca vou perder esse impulso que tenho dentro de mim para provar ao mundo minhas habilidades que aprendi. Talvez algo esteja errado comigo, não sei, não preciso de nada para continuar, só de medalhas.”
- Como você está lidando com as diferenças físicas e mentais que pode ter enfrentado durante esse período?
“Algumas dessas áreas que quebrei eram fracas e essa foi minha primeira lesão que treinei. Agora tenho quase 40 anos, então não sou mais um menino como penso na minha cabeça. Eu recuperei minhas forças agora e estou focado em provar que estou de volta!”
- Como você se sente sobre os desafios e a pressão que vêm com o seu retorno à competição?
“Eu amo a pressão. Isso me alimenta e me motiva a continuar. Nunca sinto pressão, mesmo quando enfrento adversários de classe mundial. Quando competi contra Mikey Musumeci em sua primeira luta sem kimono profissional, o mundo fervilhava e eu estava calmo. Quanto aos desafios físicos deste último ano, eles foram difíceis para eu enfrentar a recuperação, mas a pressão para ter sucesso me motivou a superar a dor e me recuperar.”
É evidente que Marcelo é um indivíduo dedicado, motivado e cheio de energia. Além de atleta de alto rendimento, ele também é dono de uma academia e tem outros empreendimentos. Quando perguntado sobre como concilia a vida pessoal e profissional, Cohen respondeu:
“Isso é um desafio. Recentemente, abri minha própria instalação de classe mundial Marcelo Cohen Brazilian Jiu Jitsu ou MCBJJ em Tequesta, FL. É o trabalho da minha vida construir esta incrível instalação de última geração. Agora tenho mais de 150 alunos treinando comigo e ensino todos os dias. Ajudar esses alunos a crescer, assim como a família Gracie me ajudou, é minha principal prioridade. Eu também treino e treino com meus alunos para ficar em forma de luta. Eu acho importante que o instrutor role com os alunos. Para minha vida pessoal, possuo uma fazenda orgânica que produz cânhamo USDA 100% orgânico para minha linha CBD de grau de combate, MCCBD. Lançar este negócio para ajudar na recuperação após minha lesão foi muito pessoal para mim. Eu vejo isso como uma coisa tão útil para os lutadores. Eu também gasto tempo trabalhando para promover minhas muitas marcas que me patrocinam. Empresas como InMode, Penguin Fingers, Champagne Chocolate in a Bottle e MCCDB. Minha vida é meu negócio e estou competindo. Gosto de viajar pelo mundo e construir meu sucesso. Talvez um dia eu desacelere, mas não em breve!”
- Você tem algum ídolo do Jiu Jitsu?
“Meus únicos ídolos são minha família do Jiu jitsu, a família Gracie. Eles me acolheram quando eu era um menino muito jovem vindo de uma vida difícil e me mostraram como ser o homem que sou hoje. Sou muito grato a Carlson Gracie Sr. e Marly Gracie pela forma como me tratam e cuidaram de mim quando menino.”
- Na sua opinião, o que não pode faltar a um lutador?
“Um verdadeiro lutador deve ter um espírito quebrantado. As pessoas que vêm de origens humildes e às vezes tragédias são as que nunca desistem. São essas provações que os prepararam para garantir a dor da luta e levá-los à vitória final.”
O retorno de Cohen será no Washington Submission Series, que acontecerá no dia 11 de Março. Para continuar acompanhando sua jornada, siga Marcelo Cohen nas redes sociais: @marcelocohenbjj