Michele Melo da dicas sobre autoestima e o que ela diz sobre a sua saúde mental

Publicado em

Como está a sua autoestima e o que ela diz da sua saúde mental?

Embora maioria de nós conheça o termo autoestima como pessoas que têm baixa ou alta autoestima, ela apresenta uma complexidade muito maior e tem grandes implicações para a nossa saúde mental.

A autoestima é a apreciação que uma pessoa faz de si mesma em relação à sua autoconfiança e seu auto respeito considerada até como o principal indicador de saúde mental, pois um valor depreciativo de si mesmo se associa a graves adoecimentos mentais como depressão, sentimentos de inadequação e ansiedade.

<
Michele Melo / Foto: Acervo pessoal
Michele Melo / Foto: Acervo pessoal

A autoestima está associada a outros construtos da personalidade, está implicada na forma com a qual vamos viver nossa vida cotidiana e manter nossa saúde mental,
é formada ainda na infância, utilizando o tratamento que se dá à criança como peça chave, ou seja, se a criança for sempre oprimida em relação a suas atitudes terá baixa autoestima e se a criança for sempre apoiada em relação à suas atitudes terá autoestima elevada.

É importante ressaltar que a criança pode ser apoiada em momentos em que é advertida por alguma atitude, pois em momentos em que ocorrem as advertências dá-se a essa criança o devido valor e ainda a ensina a ter domínio próprio e a distinguir atitudes positivas e negativas.

A importância da autoestima é consideravelmente grande, pois através dela nos identificamos com o eu interior e com outras pessoas com as quais nos relacionamos.

Michele Melo / Foto: Acervo pessoal
Michele Melo / Foto: Acervo pessoal

Para a contribuição da formação da autoestima é importante que essa seja positiva. Nessa contribuição, não critique, não culpe, não rejeite, não humilhe, não frustre e não exponha à perda.

Ao contrário, pode-se contribuir com incentivos que levam a se conhecer, a se gostar, a perceber suas qualidades e a acreditar que é amada e respeitada.

<

Procure dominar os seus pensamentos e conduzi-los para algo positivo e que torne a sua trajetória cada vez melhor. Por isso, treinar a mente de forma positiva é fundamental para superar problemas como ansiedade, tristeza e frustração.
Vale destacar, também, a importância de respeitar o ritmo de sua mente. Cada pessoa tem suas peculiaridades e limitações determinadas naturalmente pela própria fisiologia. Tenha calma e procure se ajustar a esses detalhes.

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Google Noticias ou EGOBrazil no Instagram.

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.

© 2023 EGOBrazil | A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

Famosos

Últimas Notícias

Leia Mais

<