“Não é suficiente”, diz advogado sobre decisão do Instagram de bloquear ofensas que trocam letras por números
Recentemente, o Instagram anunciou uma série de mudanças para proteger seus usuários dentro da plataforma. Uma das novidades fará a rede social esconder xingamentos que usam erros de ortografia para burlar filtros de proteção. Com a mudança, a rede social vai detectar um palavrão mesmo quando alguém substituir a letra “i” pelo número “1”, por exemplo.
De acordo com Dr. José Estevam Macedo, advogado de grandes celebridades e especialista em crimes virtuais, essa nova ferramenta criada pelo Instagram para detectar erros de ortografia, que são propositais para esconder palavrões, é um avanço, mas só ela não é suficiente no combate aos limites da liberdade de expressão.
“A liberdade de expressão tem limites como a vida privada, a honra, a imagem e a privacidade da pessoa. Então, toda ofensa que ultrapassa os limites da liberdade de expressão e esse ódio que é disseminado no Instagram tem que ser banida de vez das redes sociais. E eu entendo que essa ferramenta não é suficiente para isso”, disse o advogado, que acrescentou:
“É preciso que haja uma conscientização do legislativo para criar normas específicas no tocante de que ultrapassa o limite da liberdade de manifestação de pensamento e da liberdade de expressão nas redes sociais como é com o estatuto do torcedor. Se a pessoa utiliza mal as redes sociais, ela deveria ser impedida de participar durante um período ou até mesmo banida. É disso que precisamos, de medidas mais eficazes”.
Crédito divulgação