Uma declaração feita durante uma missa na cidade de Areial, na Paraíba, no último domingo (27), provocou forte repercussão nas redes sociais e levantou acusações de intolerância religiosa. O responsável pela fala é o padre Danilo César, ligado à Diocese de Campina Grande, que foi duramente criticado após ironizar a morte da cantora Preta Gil, que faleceu recentemente aos 50 anos, vítima de câncer.
Durante sua pregação, o religioso abordou a espiritualidade de Gilberto Gil e fez menção aos orixás, entidades do Candomblé, sugerindo de forma sarcástica que esses não foram capazes de “ressuscitar” a artista.
“Porque Deus sabe o que faz. Se for pra você morrer, vai morrer, e Deus sabe que a morte é o melhor pra você. Como é o nome do pai de Preta Gil? Gilberto Gil fez uma oração aos orixás, cadê esses orixás que não ressuscitaram Preta Gil? Já enterraram?”, disse o padre durante a homilia.
A fala, registrada em vídeo e divulgada nas redes sociais, rapidamente viralizou. Internautas acusaram o sacerdote de discurso de ódio e intolerância religiosa, principalmente por atingir religiões de matriz africana, como Umbanda e Candomblé, em um momento de luto nacional.
O padre foi além e voltou a atacar essas crenças, inclusive sugerindo que cristãos que recorrem a “forças ocultas” deveriam ser levados pelo diabo.
“E tem gente católico que pede essas forças ocultas. Eu só queria que o diabo viesse e levasse. Quando acordar com calor no inferno, você não sabe o que vai fazer”, completou ele.
Diante da repercussão negativa, o perfil do padre no Instagram foi desativado, e o vídeo da missa foi removido do canal oficial da paróquia no YouTube. No entanto, a gravação segue sendo compartilhada em diversas plataformas, provocando indignação e debates sobre respeito inter-religioso.
Em resposta, a Associação Cultural de Umbanda, Candomblé e Jurema Mãe Anália Maria de Souza divulgou uma nota de repúdio condenando as declarações do padre.

“Deus é amor e respeito ao próximo, onde infelizmente esse senhor que se diz sacerdote prega o ódio e o preconceito e ainda amedronta em pleno culto em sua igreja”, diz um trecho do comunicado.
“Cadê esses orixás que não ressuscitaram Preta Gil?”
Padre Danilo CésarUé?! Tão ressuscitando defunto nos velórios da igreja desse padre e ninguém tá sabendo?!
Vsf!!!
Por isso eu abomino as religiões.
Não confunda Deus com religião. Deus não tem nada a ver com isso. pic.twitter.com/CeamogZX3F
— Rê (@crushdobbb20) July 30, 2025
Até o momento, a Diocese de Campina Grande não se manifestou oficialmente sobre o caso.
A fala do padre ocorre poucos dias após a comoção nacional pelo falecimento de Preta Gil, cuja vida e legado foram marcados por sua arte, ativismo e defesa da diversidade. Nas redes sociais, artistas, religiosos de várias crenças e internautas exigem uma retração pública e maior responsabilidade dos líderes religiosos em suas pregações.
*As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e não expressam necessariamente a opinião deste portal.
**É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site EGOBrazil sem prévia autorização por escrito, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido, esse conteúdo pode conter IA.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Instagram.




