Poeta fluminense lança seu mais recente livro e revela o processo criativo por trás de sua escrita
Nascido em Volta Redonda, cidade do interior do estado do Rio de Janeiro, Giovani passou sua adolescência imerso em poesia.
Por cerca de dez anos, entre 1988 e 1998, ele leu e escreveu poesia fervorosamente. No entanto, ao se tornar adulto e com a experiência de vida, se convenceu de que não poderia viver de poesia.
Na sua visão, a maioria dos adultos eram incapazes de compreender a linguagem poética. Abandonando o mundo poético, ele mergulhou no pragmatismo.
Felizmente, as sementes que a poesia deixou em sua juventude permaneceram nele e prontas para brotar. Quase vinte anos depois, Giovani voltou a se dedicar à poesia, agora com as “estéticas existenciais”. Desde então, ele escreveu nove livros e ainda conta com cerca de trinta cadernos por publicar.
“Poesofias: entalhos e alguns retalhos” é o mais recente lançamento do poeta, um projeto nascido do enfrentamento de tormentos com a própria sombra. O livro contém dois cadernos escritos no verão de 2022 e faz parte do projeto poético que o autor vem desenvolvendo há seis anos.
Giovani descreve sua poesia como existencial e visceral, uma fotografia das ideias e pensamentos do cotidiano de alguém que faz da sangria de uma vida entre dores e amores, poesia.
Poeta brasileiro com estilo contemporâneo, ele conta também que escreve compulsivamente, com urgência febril, buscando uma voz poética e filosófica que afirme sua “existencialidade est(ética)”.
O livro “Poesofias: entalhos e alguns retalhos” é um marco importante nessa jornada poética. Ele traz uma seleção dos poemas mais recentes do autor, o que mostra como seu projeto poético tem evoluído ao longo do tempo.
Além disso, o livro também apresenta alguns poemas mais antigos que, segundo Giovani, são como retalhos que ele costurou no tecido de sua poesia.
O livro foi lançado pela editora Opera Editorial e pode ser adquirido através do link: Livro Poesias.
Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho do poeta, Giovani está ativo nas redes sociais: Instagram, YouTube e acesse o seu site.
Giovani Miguez é servidor público e poeta. Formado em Gestão Pública, com extensão em Jornalismo de Políticas Públicas, especialista em Sociologia e mestre em Ciência da Informação.