Rafaela Cardoso fala sobre diversidade cultural no ambiente de trabalho

Publicado em

A estreia de “Todas as garotas em mim”, nova série da rede Record de televisão, chamou atenção para o tema diversidade nas redes sociais. A trama com assuntos atuais como internet e robótica recebeu críticas e apostas ao fracasso pela falta de representatividade do elenco marcada pela ausência de atores negros e 100% branco.   Diversidade cultural, tema recorrente no momento atual, é uma data comemorada mundialmente no dia 21 de maio, após aprovação pela UNESCO reconhecendo a necessidade de aumentar o potencial da cultura como meio de alcançar prosperidade, desenvolvimento sustentável e coexistência pacífica mundial.

  O mundo corporativo relaciona o conceito de diversidade de acordo com as caraterísticas de idade, gênero, orientação sexual e etnia. Segundo pesquisas, a diversidade cultural amplia a riqueza de experiências e estimulam um ambiente de criatividade e inovação. Uma empresa que investe e acredita na cultura da diversidade como estratégia tem maior capacidade para alcançar melhores resultados.

  Denys Monteiro, CEO da ZRG Brasil, afirma que a diversidade traz melhores resultados para as empresas, gera riqueza, mas dá trabalho para gerenciar, pois é mais fácil recrutar profissionais com características semelhantes. A consultoria global de transformação cultural, a Walking the Talk, acredita que uma força de trabalho diversificada reflete melhor a realidade da base de clientes da companhia, sendo excelente para a empatia e a compreensão do consumidor.

<

  Rafaela Cardoso, única mulher negra sócia na Odgers Berndtson no Brasil, sexta maior consultoria global de capital humano, filha de uma família de feirantes de origem humilde, lidera todo o time de operações e entrega da companhia, sendo a responsável por uma fatia significativa do faturamento da empresa no Brasil, graças aos clientes que conquistou ao se tornar especializada em contratar para as empresas da nova economia, como digi- techs, agritechs, edtechs, insurtechs e marketplaces.

  Graduada em Relações Internacionais pela UAM, com formação de Coach pelo IBC. Todo o aprendizado da sua história é utilizado na sua experiência atual, pois com ele conseguiu desenvolver competências de liderança, criatividade, estratégia, resiliência e adaptabilidade. Tais competências, oriundas de suas raízes, são também fundamentais hoje para a avaliação dos executivos que entrevista como parte da sua rotina de trabalho, além dos valores que é capaz de transmitir ao time que gerencia.

  Ela conta que a experiência adquirida ajudou a encontrar um norte em sua carreira e acabou se especializando cada vez mais em sua área de atuação.

  “No ano de 2015, ingressei na Odgers Berndtson, de origem inglesa, sexta maior consultoria global de capital humano. Me tornei sócia no final de 2019, sendo até hoje a associada mais jovem a alcançar essa posição, além de ser a única mulher negra ocupando esse posto no Brasil”, conta Rafaela.

Rafaela Cardoso (Foto Divulgação)

 

<

Segundo Rafaela, a diversidade no mercado de trabalho, corresponde à contratação de profissionais de diferentes classes sociais, etnias, gêneros, idades e outras características não consideradas “padrão” pela sociedade. A diversidade importa pelo motivo social e competitivo. As empresas que adotaram a diversidade em sua seleção alcançaram um retorno financeiro maior, pois tiveram condições de abordar problemas com soluções criativas e inovadoras por meio das mais diferentes visões de mundo.

  Tanto no mundo do entretenimento como no caso da série de televisão da rede Record ou no mundo dos negócios e corporativo, ter uma política voltada para a diversidade aumenta as chances de sucesso. Outro pronto é a marca empregadora, quando os processos de seleção são vistos como justos e a experiência dos colaboradores é considerada, maior será a chance de a organização atrair e reter talentos para o negócio.

  Empresária há quase quatro anos, recentemente iniciou em suas jornadas como influencer e modelo, conciliando tudo com sua atividade mais importante, ser mãe. Sua vida está passando por um momento de transformação corporal por meio da mudança de seus hábitos, frequentando academia todos os dias com acompanhamento de vários profissionais da área da saúde e um personal. Link do seu instagram:

https://instagram.com/rafaela.cardoso.oficial

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Google Noticias ou EGOBrazil no Instagram.

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.

© 2023 EGOBrazil | A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

Famosos

Últimas Notícias

Leia Mais

<