Entre os dias 4 e 9 de junho, o Rio de Janeiro destaca em sua agenda de evento, o “Rio Content Market (Rio2C)”, encontro consagrado na América Latina que reunirá importantes nomes do campo criativo e da inovação. Desde sua primeira edição, o evento movimenta os corredores da Cidade das Artes, com ampla programação que envolverá debates, tendências e empreendedorismo relacionados ao segmento audiovisual.
Juliana Agustineli está confirmada para um dos painéis de debate, onde apresentará o tema “Perfumoterapia: Aromas que Inspiram, Cuidam e Transformam”, cujo proposta visa apresentar o movimento da perfumoterapia e como a ação impacta pessoas, conectando-as com suas memórias autobiográficas, além de elucidar como, com os estímulos multissensoriais controlados podem ser utilizados como melhoria na qualidade de vida através do gerenciamento emocional utilizando os sentidos da visão, audição e olfato com as cores, sons e perfumes da vida do indivíduo, utilizando a neurociência como princípio.
“O encontro se transformou em uma plataforma de fomento à Indústria Criativa, setor em expansão, com potencial significativo para impulsionar o desenvolvimento econômico, promover a diversidade cultural, estimular a inovação e criar oportunidades de empregos e negócios”, explica a palestrante.
Segundo Juliana Agustineli, a perfumoterapia surgiu de um serviço de criar perfumes personalizados e resgatar a história e personalidade das pessoas, através de uma narrativa de sinestesia entre cores, música e essências. ““Percebi que não era então, apenas um perfume como cosmético, mas um movimento, uma ciência que utilizava do estímulo multissensorial provocando bem-estar emocional de uma maneira muito peculiar”, diz a especialista.
“A Perfumoterapia é um novo movimento na relação entre perfumaria e pessoas, conduzindo à percepção da emoção da redescoberta, de memórias autobiográficas e sobre como podemos gerenciar emoções, ressignificar dores emocionais e construir e resgatar memórias com base no estímulo multissensorial, principalmente do olfato, utilizando princípios da neurociência. É uma terapia alternativa com a finalidade desse bem-estar emocional e mental tão necessário nos dias de hoje, principalmente no mundo corporativo”, pontua Juliana Agustineli.
“Estou muito feliz e bastante realizada pelo convite para fazer parte deste evento tão significativo na perspectiva de inovações e como o movimento da perfumoterapia se enquadra nesse aspecto. Falar sobre os benefícios de um movimento novo como a Perfumoterapia e seus impactos positivos me faz acreditar que esse trabalho que está sendo desenvolvido pode ter um espaço importante no mercado, principalmente no ambiente corporativo e de gestão de pessoas, com o melhoramento do gerenciamento emocional das pessoas, com aumento de produtividade e um melhor ambiente de trabalho”, finaliza a palestrante e criadora o Movimento de Perfumoterapia.