O atleta brasileiro Rufino, campeão paralímpico e tricampeão mundial de paracanoagem, garantiu sua vaga na final da categoria VL2 (canoa) nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Rufino venceu a primeira bateria de sua categoria nesta sexta-feira (6), liderando com uma performance impecável. Ele avançou diretamente para a final, que será realizada no domingo, reafirmando sua posição como um dos favoritos ao pódio.
Além disso, o paracanoísta também competiu no KL2 (caiaque), onde terminou a bateria classificatória na quarta posição, estratégia planejada para garantir uma vaga nas semifinais que acontecem amanhã, dia sete. Rufino destacou que o objetivo era alcançar uma eliminatória mais favorável.
+ Guilherme Dantas emociona ao homenagear os atletas paralímpicos
Rufino, que já é um ícone na modalidade, busca alcançar um feito inédito para o Brasil: o bicampeonato paralímpico.
Estratégias impecáveis
“Tudo dentro do planejado. Agora, vamos para cima na semifinal, e se Deus quiser, para a final do caiaque também. Já no VL2, a estratégia era fazer uma prova forte, ficar em primeiro e ir direto para a final no domingo, e deu certo”, comemorou Rufino, satisfeito com o desempenho e confiante para as próximas etapas.
Na paracanoagem, a categoria KL2 é destinada a atletas com controle de tronco e braços, competindo em caiaques. Já a VL2 utiliza a canoa polinésia, onde os competidores também precisam ter controle de tronco e braços.
A trajetória de Rufino até aqui tem sido marcada por dedicação e um intenso treinamento, o que aumenta ainda mais a expectativa em torno de suas próximas provas. Sua participação em Paris é acompanhada com entusiasmo pela equipe técnica e fãs do esporte, que esperam vê-lo brilhar mais uma vez no cenário internacional.
Seus resultados nas eliminatórias deixam clara a confiança em sua estratégia. A vitória na VL2 reforça seu status de favorito, e agora todas as atenções se voltam para a próxima etapa no KL2, onde Rufino busca mais uma classificação para a final.
O Wolverine da canoagem
O novo estilo do Rufino vem chamando atenção nas redes sociais e nas ruas de Paris, estão comparando o seu visual ao Wolverine, personagem dos X-Menda Marvel. Assim como o heroi, conhecido por sua força, resiliência e visual marcante, Rufino demonstra determinação implacável dentro e fora das competições. Ambos compartilham um espírito indomável, sempre prontos para superar qualquer desafio que surja em seu caminho. Agora, o “cowboy de aço” do Brasil ganhou um novo apelido: o Wolverine da canoagem!
O Brasil segue na torcida, na esperança de que Rufino conquiste mais uma medalha para o país nos Jogos Paralímpicos de Paris.