A linda Chef explica a diferença entre a comida plant-based, vegana e vegetariana
Sarah Trindadet é sucesso nas redes sociais com suas receitas plant-based. São mais de 700 mil seguidores no Instagram, mais de 410 mil no TikTok, e mais de 60 mil inscritos no seu canal do Youtube. Suas ideias fazem sucesso também no Pinterest, do qual é criadora certificada, com mais de 2 milhões de visualizações mensais.
+ Érick Jacquin chega aos 60 anos com amor pela vida: ‘Tenho medo de morrer’
Embora as receitas de suas página sejam todas plant-based, a maioria dos seus seguidores afirmam não ser nem veganos nem vegetarianos, acompanham a criadora e suas receitas criativas em busca de uma vida saudável, saborosa e prática. “Em minhas redes busco mostrar, por meio de vídeos leves, dinâmicos e sorridentes, que uma alimentação nutritiva pode ser acessível, prática e gostosa, sim! Compartilhar receitas e inspirar meus seguidores a se alimentarem de forma mais saudável, aproximando-os da cozinha, é a minha alegria”, diz Sarah.
Mas todos aqui sabem as diferenças entre essas três filosofias de vida que vão muito além da alimentação? Pois bem, a nutricionista e influencer vai nos ajudar a entender cada uma delas:
O vegetarianismo é um estilo de vida baseado em uma dieta sem o consumo de carne animal, seja bovina, suína ou de peixes. Os vegetarianos se dividem em três grupos: os ovolactovegetariano, que são as pessoas que apenas não comem carnes, seja vermelha, de frango ou de peixes e frutos do mar, os lactovegetarianos que não consomem ovos, mas fazem uso de leite e laticínios e os vegetarianos estritos que além das carnes, também excluem da dieta os ovos, leite, mel e qualquer outro ingrediente de origem animal. Vale salientar que alimentos industrializados, desde que não sejam de origem animal, são consumidos.
O Veganismo é uma filosofia e também um estilo de vida que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra animais na alimentação, no vestuário e para qualquer outra finalidade e, promove o desenvolvimento e o uso de alternativas livres de origem animal para o consumo. Mas dentro dessa corrente, assim como acontece com o vegetarianismo, alimentos não muito saudáveis também são consumidos, desde que não sejam de origem animal, como por exemplo a margarina!
Quando falamos de plant-based mudamos de patamar, uma vez que esse tipo de alimentação além de incentivar o consumo de alimentos de origem vegetal na sua forma mais íntegra, isenta de alimentos de origem animal, também desencoraja o consumo de alimentos refinados e processados. O estilo plant-based surgiu de uma preocupação com a saúde e a origem dos alimentos, mas há também um cuidado com a sustentabilidade e o meio ambiente.
Sarah tem muitas receitas para café da manhã, almoço, lanchinhos e jantar, mas conta que as receitas de mais pedidas e que fazem mais sucesso são as sugestões práticas pro café da manhã e pro lanche . “São as refeições em que falta criatividade pra todos nós, né? É a hora em que a vontade de comer besteira bate, então uma ideia saudável e gostosa “salva” muito nossa rotina.”