Empresário é proprietário do primeiro salão de beleza da região que utiliza coloração 100% vegetal
O consumo de produtos de beleza orgânicos no Brasil cresceu 20% em 2023, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). Esse mercado movimentou R$ 3 bilhões no último ano, refletindo a crescente demanda por itens sustentáveis e livres de químicos nocivos. A busca por um estilo de vida mais saudável e consciente impulsiona essa tendência, com mais de 40% dos consumidores preferindo produtos orgânicos, conforme pesquisa da Euromonitor.
Um dos maiores nomes do mundo da beleza da região de Rio Preto, o colorista e hair designer, Silvio Amaral, resolveu inovar mais uma vez em sua carreira e há dois anos lançou um novo conceito de beleza sustentável. O especialista firmou parceria com o Grupo Laces, que tem como foco a saúde natural dos fios, oferecendo beleza gradual e sustentável por meio de uma experiência única que envolve conexão entre corpo e mente. No seu salão os clientes podem se conectar com a natureza. Nas suas colorações ou tratamento, ele utiliza coloração à base de plantas, que não agride os cabelos ou couro cabeludo.
Silvio fala sobre essa sua nova fase. “Ao me conectar com essa atmosfera saudável me senti pertencente ao mundo que eu sempre habitei. Nasci na zona rural. Fui criado lá, então a natureza, a lua, plantas, o plantar, cuidar, o colher foram etapas que vivi. Meus pais vivem isso até hoje. Entender que a natureza somos nós e fazer parte dela e respeitá-la, cuidar da nossa casa. Esse momento significa que eu entendi que a beleza é algo maior que uma foto bonita , beleza é você sentir-se bem no cabelo, na cor, na textura, no corpo que você habita. Hoje tenho oportunidade de exercer o que é minha missão, o cuidar, olhar com calma para os clientes e assim escrever uma história de beleza limpa e saudável. Vibro com a evolução que os cosméticos orgânicos e naturais e toda metodologia do Laces me proporciona no dia-a-dia. Sou muito grato em poder ser o primeiro Bioma em São José do Rio Preto e propagar essa beleza que cuida e cura”.
No Bioma Silvio Amaral, um ecossistema de beleza, considerado como um spa dos cabelos, o cliente encontra um ambiente pensado em cada detalhe. São vários protocolos exclusivos para queda, crescimento, oleosidade, disfunções do couro cabeludo, limpeza com ervas que acalmam o couro cabeludo e desinflama, além de vários tratamentos a base de multivitaminas, reposição de aminoácidos, coloração 100% vegetal, feita de caules e folhas de plantas. “É a primeira coloração 100% vegetal do Brasil, que além de colorir cuida dos fios e do couro cabeludo. Temos também coloração com 82% de ingredientes naturais, rica em chia arginina sem ppd. Nossas mechas são feitas com descolorante rico em proteínas do colágeno e óleos essenciais. Contamos também com tratamentos com ativos de jua, moringa. A natureza dentro de potinhos que trazem resultados lindos e duradouros de beleza gradual. Hoje, por exemplo, gestantes e lactantes, crianças, podem passar por nossos protocolos. Temos muitas clientes gestantes e lactantes. O Bioma oferece tudo que o cabelo do cliente precisa de forma saudável e adequada aos fios e couro cabeludo”.
E essa pegada toda natural se estende para fora das poltronas do salão. No Bioma Silvio Amaral há compensação de carbono, uso de energia fotovoltaica, economia de água, seleção dos lixos e tudo pensando em um mundo melhor, que é possível através de boas práticas. “Além da beleza limpa, cuidando dos cabelos, do corpo, num ambiente muito relaxante e prazeroso e sem destruir a natureza, a fonte de tudo, quando o cliente entra no Bioma ele sente que está em um outro lugar, com energias diferentes, onde aromas de ervas, pouca luz e muitas plantas e amor compõem um ambiente que conecta, que traz paz”.