Encerrando a Oficina de Regência conduzida pelo maestro Dr. Márcio Steuernagel, a ACAFI - Associação Camerata Filarmônica de Indaiatuba apresenta no próximo sábado, 5 de outubro, a partir das 20 horas, o concerto Encantos Franceses, uma noite inesquecível de imersão na música francesa, repleta de charme e sofisticada elegância. Os ingressos são gratuitos, limitados e podem ser reservados pela internet (confira abaixo).
O programa do concerto, que será conduzido pelo maestro e pelos alunos da Oficina de Regência, apresenta uma seleção requintada de obras-primas da música francesa, cada uma com uma história fascinante. De Claude Debussy (1862-1918), Prelúdio para A Tarde de um Fauno é um marco do impressionismo baseado no poema de Stéphane Mallarmé, e é conhecido por sua exploração sensorial e atmosférica, criando uma sensação de sonho e exotismo.
Também de Debussy teremos Clair de Lune, parte da Suite Bergamasque, uma das mais amadas do compositor. Inspirada pelo poema homônimo de Paul Verlaine, captura a delicadeza e a serenidade da luz da lua, exemplificando a capacidade de Debussy de criar atmosferas etéreas e envolventes.
De Maurice Ravel (1875-1937) teremos Pavane pour une Infante Défunte (Pavana para uma Infanta Defunta), uma recriação imaginativa de uma dança do século XVI. Ravel combinou um estilo antigo com uma abordagem moderna, refletindo a elegância e a melancolia de uma infanta.
Pavane, de Gabriel Fauré (1845-1924) é conhecida por sua melodia lírica e suave, que será enriquecida com a participação do Coro Cantares. De Charles Gounod (1813-1893) teremos Ballet de Faust, ballet que integra a ópera Fausto, incluindo várias danças como Dança dos Escravos Nubianos e Dança das Mulheres Troianas.
Encerrando o programa está Jacques Offenbach, compositor e violoncelista alemão radicado na França. O enérgico Can Can de Offenbach, oriundo da opereta Orfeu no Inferno, é uma celebração vibrante da exuberância e do espírito festivo de Paris.
Regente
Compositor, regente e pesquisador artístico brasileiro, Dr. Márcio Steuernagel é radicado em Curitiba, tendo residido e estudado na Áustria entre 2018 e 2022, em Viena e em Graz. Steuernagel recentemente concluiu seu Doutorado Artístico-Acadêmico (Doctor Artium) na prestigiosa Universidade de Música e Artes Performáticas de Graz (Universität für Musik und darstellende Kunst Graz), obtendo a máxima distinção concedida pela instituição (mit Auszeichnung) pela sua pesquisa e tese sobre a imperfeição na música como uma dimensão fundamental da composição e performance musical.
Steuernagel é regente titular da Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Paraná e Professor de Regência e Composição na Escola de Música e Belas Artes do Paraná/UNESPAR, regente do Ensemble Móbile, e membro fundador do Ensemble entre Compositores, com o qual dirigiu, de 2011 a 2017, a Bienal Música Hoje.
Mestre em Música pela UFPR, graduado em Composição e Regência pela EMBAP e em Música pela UFPR, Steuernagel estudou regência com Osvaldo Ferreira, Daisuke Soga, Fábio Mechetti e Alpaslan Ertüngealp, e composição com Maurício Dottori e Germán Toro-Pérez, e em masterclasses com Stefano Gervasoni, Mark Andre, Chaya Czernowin, Isabel Mundry e Brian Ferneyhough, entre outros, tendo sido ainda acompanhado por José-Maria Sánchez-Verdú.
Professor da Oficina de Regência, Steuernagel fala sobre a oportunidade oferecida pela ACAFI. “O Brasil classicamente padece de estruturas formativas em diversas áreas, mas de maneira mais grave em áreas ocupadas por poucas pessoas e que requerem uma formação muito aprofundada, como é o perfil clássico da regência”, analisa.
“Oficinas como esta da ACAFI são o melhor custo benefício para pessoas interessadas e dedicadas, e que precisam se capacitar em alto nível. É uma oportunidade de ouro para quem está na região. Estou muito feliz por esta iniciativa, vindo de uma Associação jovem, mas em franco crescimento”, destaca.
O regente comentou a escolha do repertório. “Foi algo um tanto quanto orgânico e privilegia o conteúdo das aulas. Primeiro procuramos um repertório que servisse a fins pedagógicos, mas também funcionasse como concerto. Isso é algo que sempre, como maestro, faço questão: ao invés de um amontoado de peças, um concerto precisa ser uma experiência”, enfatiza.
Encantos Franceses tem oferecimento do Ministério da Cultura e Associação Camerata Filarmônica, com direção artística de Natália Larangeira e do professor convidado, maestro Dr. Márcio Steuernagel. O concerto contará com participação especial do Coro Cantares, sob coordenação vocal e regência de Rafael Leandro Gouveia.
ACAFI
A Camerata Filarmônica de Indaiatuba é uma associação sem fins lucrativos atuante no segmento musical, com propósitos artísticos, educacionais e sociais. Sua equipe conta com músicos profissionais, educadores musicais e cargos de apoio de gestão, além de Diretoria Executiva, Conselho Diretor e Conselho Fiscal.
A ACAFI, cuja sede fica na Rua Hércules Mazzoni, 873, no Centro de Indaiatuba, mantém a atuação de grupos musicais como a Camerata Filarmônica de Indaiatuba, Camerata Filarmônica Jovem, Camerata Filarmônica Aprendiz e o Quarteto Guarany, além do Projeto Camerata Comunidade, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Indaiatuba.
ACAFI apresenta Encantos Franceses
Com: Orquestra Guarany e Coro Cantares Obras de: Debussy, Ravel, Fauré, Bizet e Offenbach
Data: 5 de outubroHorário: 20 horas
Ingressos: www.sympla.com.br/evento/encantos-franceses-concerto-de-encerramento-da-oficina-de-regencia/2644567
Local: Sala Acrísio de Camargo, no CIAEIEndereço: Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3.665, Jardim Regina, Indaiatuba (SP)
Informações: (19) 98303-7213 (WhatsApp)
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!