Juliana D Passos rompe preconceitos ao destacar artistas Trans no samba de terreiro

No domingo, 25 de agosto, a renomada cantora Juliana D Passos, uma figura consolidada no samba e devota das tradições de matriz africana, gravou seu mais recente projeto, o DVD "Sambas de Macumba". Este trabalho conta com a participação de grandes nomes do segmento, como Tião Casemiro, Aldeia de Caboclos, Gêmeos de Oxum, Gabi Mafre, Mika, Felipe Leão, e MC Trans, entre outros, sob a produção da Orixás Produtora, uma das maiores do setor.

Além de sua notável presença no palco, Juliana D Passos não apenas trouxe seu talento e energia contagiante, mas também quebrou barreiras ao destacar, pela primeira vez, dois artistas trans: MC Trans e Thuan Oficial, uma mulher e um homem trans, respectivamente. Em um país que enfrenta altos índices de violência contra a população trans, conforme relatado pela ANTRA, a inclusão desses artistas é um marco importante.

Procurada por nós para falar sobre o evento, MC Trans se emocionou ao fazer um desabafo sobre a importância da visibilidade e da aceitação: "Enquanto vemos artistas de outros gêneros e segmentos, como o gospel, sem representação trans, no samba e na macumba também é raro encontrar essa diversidade. Ver Thuan no camarim me enche de alegria e orgulho em ser fã da Juliana."

A gravação foi um espetáculo de música de qualidade e inclusão, provando que o samba pode ser um espaço de transformação e acolhimento. “...E o povo chama Maria, Navalha...” é apenas o começo de uma nova era no cenário da música de macumba.

Por Lucas Alves de OliveiraFotos Ohana Oliveira

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Leia Mais