Vinicius Júnior foi vítima de caso de racismo mais uma vez no Campeonato Espanhol. No jogo contra o Valencia, válido pelo Campeonato Espanhol, ele foi chamado de “macaco” e foi expulso no final da partida.
“O prêmio que os racistas ganharam foi a minha expulsão! ‘Não é futebol, é LaLiga’” – disse o jogador, em referência ao slogan do torneio.
Mais calmo após o ocorrido, Vinicius Júnior fez um longo desabafo em que disse que, caso nada seja feito, pode até deixar o Real Madrid.
“Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje é dos racistas. Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhóis que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas. E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Eu concordo. Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui”.
O QUE OCORREU?
Durante uma jogada no segundo tempo da partida, Vinicius Júnior se atrapalhou com uma segunda bola em campo, jogada pela torcida. Após reclamação dele com o árbitro, os torcedores começaram a chamá-lo de “macaco”.
Ele chamou o árbitro para denunciar o ato e o sistema de som do estádio deu dois avisos, um informando que a partida estava paralisada pelo ato de racismo e o outro para dizer que, caso continuasse, a partida seria encerrada.
Nos últimos minutos do jogo, durante uma confusão na área, Vini foi expulso pelo árbitro, o que o jogador viu como um “prêmio” aos racistas.
LaLiga criou uma comissão específica para lidar contra o racismo e até março deste ano já tinha registrado quase dez reclamações na Justiça por racismo só contra Vinicius Junior.
“Antes dos incidentes ocorridos no Valencia e Real Madrid no Estádio de Mestalla, LaLiga informa que solicitou todas as imagens disponíveis para investigar o ocorrido. Uma vez concluída a investigação, no caso de detectar algum delito de ódio, a LaLiga procederá para tomar as ações legais oportunas. LaLiga investigará as imagens que supostamente proferiram insultos racistas dirigidos por Vinicius Jr. no exterior do estádio de Mestalla. LaLiga é pró-ativa ante todos os incidentes racistas contra o jogador do Real Madrid CF, Vinicius Jr”, disse.
No entanto, o presidente de LaLiga usou outro tom, como se o culpado fosse Vini Jr, e foi duramente criticado nas redes sociais.
“Já tentamos explicar para você o que é e o que se pode fazer na @LaLiga em casos de racismo, tentamos explicar para você, mas você não apareceu em nenhuma das duas datas combinadas que você mesmo solicitou. Antes de criticar e insultar @LaLiga, é preciso que você se informe bem, @Vinijr. Não se deixe manipular e certifique-se de compreender plenamente as competências de cada um e o trabalho que temos feito juntos”.
Mais uma vez, em vez de criticar racistas, o presidente da LaLiga aparece nas redes sociais para me atacar.
Por mais que você fale e finja não ler, a imagem do seu campeonato está abalada. Veja as respostas do seus posts e tenha uma surpresa…
Omitir-se só faz com que você se… https://t.co/RGO9AZ24IA
— Vini Jr. (@vinijr) May 21, 2023