Cirurgião dentista Victor Lima explica a relação entre higiene bucal e impotência sexual

Mais um motivo para escovar os dentes todos os dias

A disfunção erétil é um dos maiores temores de todos os homens. A medicina indica que diversos fatores podem causar a impotência sexual. No entanto, o que muitos não sabem é que até mesma a higienização bucal pode provocar problemas de ereção.

Um estudo realizado pela Universidade de Inonu, na Turquia, aponta que a infestação de bactérias na boca, principalmente na gengiva, pode levar os homens à impotência sexual, o que reforça a necessidade de se fazer, todos os dias, a higienização da cavidade bucal.

Segundo a pesquisa, homens com inflamação na gengiva têm três vezes mais chances de contrair problemas de ereção, mesmo no início da vida adulta. O estudo foi feito com homens entre 30 e 40 anos. Como resultado, a pesquisa mostrou que 53% dos que sofriam de impotência sexual também conviviam com inflamação crônica na gengiva, condição também chamada de “periodontite”.

“É importante entender que nem todo homem com periodontite terá impotência sexual, mas não se pode negar que a inflamação aumenta sensivelmente a chance disso acontecer”, afirma o cirurgião dentista Victor Lima.

O especialista ressalta que a periodontite, quando não tratada, também pode gerar outros riscos à saúde, como pneumonia e problemas cardíacos.

Segundo Lima, as bactérias que causam a periodontite entram no organismo pela gengiva. Além de inflamar a área, as bactérias entopem os vasos sanguíneos, o que contribui para o desenvolvimento de outras complicações, como a impotência sexual.

“As bactérias também atacam uma enzina que auxilia os homens a terem a ereção, o que vai ao encontro da disfunção erétil”, esclarece Victor Lima, também fundador do consultório Clínicas VIP.

Para o dentista, não há segredo quando se trata de prevenção à periodontite e demais problemas de ordem odontológica.

“Saúde bucal é algo para se fazer todos os dias. Portanto, os homens precisam manter a higienização dental adequada”, destaca o especialista. “Por prevenção, também sugiro que visitem o dentista pelo menos uma vez a cada de seis meses” recomenda.

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Leia Mais