As facetas de porcelana são um meio rápido de conseguir um lindo sorriso e esse tratamento é perfeito para pessoas que querem melhorar a aparência dos dentes, porém, o procedimento tem que ser realizado com profissionais de qualidade, para assim ter um resultado perfeito.
Dra. Vanessa Reis, de Manaus, especialista em dentística com capacitação em estética dentária irá nos contar sobre os riscos de realizar o procedimento do momento, com profissionais não qualificados.
Dra. quais os riscos de fazer o procedimento com um profissional não qualificado?
— O paciente deve sempre buscar um tratamento que respeite a saúde periodontal, ou seja, que não considere apenas a estética, mas, também a integridade dos tecidos que envolvem o dente.
Erros na confecção de lentes e facetas podem causar problemas como gengivite e periodontite. Além disso, confecção de lentes e facetas sobre dentes com restaurações infiltradas e/ou cáries ativas pode resultar em dor e um tratamento de canal futuro, ou, até mesmo a perda do elemento dentário.
Desgastes excessivos são irreversíveis e também danificam a estrutura dentária, portanto, é recomendado a busca por profissionais capacitados e qualificados na área.
Caso o procedimento der errado teria como reverter?
— A reversão é algo complexo na odontologia, que deve ser bem avaliada quando é decorrente de erro na confecção. Em casos de desgaste excessivo não há possibilidade de reversão, nesses casos o paciente dependerá de coroas, lentes ou próteses a vida toda.
Em casos de facetas realizadas sobre o dente sem desgaste e a gengiva estiver saudável, é possível removê-las e confeccionar novas facetas sobre o esmalte dentário sem haver problemas. Em casos onde a faceta é realizada sobre dente cariado é possível remover a faceta antiga, tratar o dente removendo tecido cariado ou a restauração infiltrada ou realizar tratamento o canal quando a cárie estiver avançada e em seguida confeccionar uma nova faceta, coroa ou lente.
Em casos extremos quando existem problemas periodontais com perda do elemento dentário a única solução é confecção de próteses ou implantes dentários.
Quais são os riscos do procedimento?
— Desde riscos menores como problemas gengivais, até maiores como a perda do elemento dentário (casos extremos). Cada caso é um, e o risco deve ser avaliado conforme o tratamento realizado.
Qual a durabilidade de uma faceta de Resina e porcelana?
— As facetas de resina ou lentes de porcelana, quando bem confeccionadas, duram anos. A faceta de resina precisa de polimento pelo menos 1x ao ano e a porcelana não precisa de polimento. Porém, a cada 6 meses, é recomendado visitar o dentista para acompanhamento dos procedimentos realizados e profilaxia para remoção de placas e avaliação de possíveis alterações. Dessa forma você irá aumentar a longevidade do seu tratamento. Quem não pode realizar o procedimento? Não há contra indicações no tratamento com lentes e facetas, apenas que o paciente seja maior de idade ou, quando menor, tenha autorização dos pais para pequenas reanatomizações. O ideal é que os dentes sejam hígidos ou com poucas restaurações. Hoje em dia é possível associar técnicas (lentes, facetas, próteses e implantes) deixando o resultado bem satisfatório. Em alguns casos, apenas o clareamento dental já pode proporcionar um resultado satisfatório. Portanto, cada paciente faça uma avaliação inicial antes de decidir qual tratamento irá realizar.
@dra_reisCRO/AM 5195
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!