Paraíso com riquezas naturais e únicas, o Parque Estadual do Jalapão é considerado um dos principais destinos do ecoturismo no Brasil como uma unidade de conservação de proteção integral à natureza. Com uma beleza descomunal, o destino oferece opções para os mais diferentes gostos e necessidades, reunindo em uma só região ambientes de tranquilidade e que favorecem a busca pela paz interior, como também possibilita aos mais agitados alternativas por meio de programas mais animados e radicais.
Fotógrafo e digital influencer, Walef Marques esteve mais uma vez no local, em uma uma expedição de cinco dias e quatro noites. Guiados pela equipe do Karibu Tour (@karibuexpedicoes), a conexão entre pessoas, natureza e comunidade teve início no primeiro dia partindo de Palmas/TO e seguindo em direção à Lagoa do Japonês. Com águas cristalinas em tons de azul e verde, a calmaria do oásis torna o local ideal para banho e mergulho. Subindo a um ponto mais alto, a famosa Pedra Furada à vista: “paramos para registrar as maravilhas que nossos olhos estavam contemplando, paisagens de tirar o fôlego. A natureza é de fato incrível”, comenta o fotógrafo.
Chegando no Cânion Sussuapara, um paredão de aproximadamente 12 metros de altura cobertos com uma cortina de rica vegetação. O ambiente ricamente arborizado com rochas extensas que impedem quase toda a passagem do sol, associados a água brotando das pedras e descendo por uma pequena fenda tornam o clima local bastante agradável para aqueles que querem fugir um pouquinho da temperatura mais elevada. Uma breve parada na Praia do Pixico, onde o Rio Novo, considerado um dos maiores rios de água potável do mundo, percorre e favorece o mergulho.
Um dos passeios mais aguardados, a visita às Dunas do Jalapão originadas da erosão de rochas de arenito da Serra do Espírito Santo estabelece um cenário perfeito para contemplação da natureza: “ainda não conhecia e não poderia ser diferente, um local espetacular, um deleite para os amantes da fotografia como eu”, conta Walef Marques.
E você já ouviu falar em fervedouro? Basicamente o que você precisa saber é que simplesmente é impossível afundar ao mergulhar no local, por mais que você se esforce para tal fim, graças à alta pressão exercida pela água que jorra pelo lençol freático em uma espécie de piscina natural de águas cristalinas e que leva as pessoas a flutuarem. Você também precisa saber que não é preciso ir longe para contemplar esse espetáculo da natureza, pois o Jalapão conta com incríveis fervedouros de beleza única.
Um roteiro inesquecível não poderia deixar de contemplar a Cachoeira do Formiga, com águas em tons esverdeados que nos remetem à esmeralda: “mesmo com o dia nublado a cor da água impressiona! Literalmente não é preciso filtro porque a natureza cumpre o seu papel e entrega mais do que esperamos”, afirma o fotógrafo e influencer.
Para fechar com chave de ouro mais uma viagem inesquecível, uma experiência noturna: “dormimos em uma cabana que já é um charme por si só. Ao anoitecer, caminhamos até o Fervedouro Alecrim para mais um mergulho agora no período da noite”, conta Walef Marques. O fotógrafo finaliza: “é difícil encontrar palavras que descrevam exatamente como foi a expedição cuidadosamente preparada pela equipe do Karibu Tour. Vou embora com a certeza de que preciso voltar mais vezes neste lugar que fala por si só”.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!