Ideias para utilizar nas atividades de alfabetização

Todos  nós sabemos que as crianças gostam  de colorir e  existem várias ideias para utilizar na atividades de alfabetização dos pequenos que ajudam essa finalidade.

O objetivo é desenvolver a mente das crianças para que elas sejam alfabetizadas e estejam preparadas para os próximos anos escolares.

Contudo, começamos a construir a estrutura para  alfabetização logo cedo,  à medida que a criança cresce e se desenvolve nela a capacidade  de ler e escrever com facilidade.

Quer  conhecer ideias para utilizar nas atividades de alfabetização na sala de aula ou para as crianças em casa? Continue a leitura desse post e aproveite.

Atividade de alfabetização para aprender brincando

Atualmente existem muitas atividades com sílabas, tanto para colorir, quanto para montar, assim as crianças vão aprendendo e brincando.

As atividades para educação infantil são muito criativas e todas têm como principal função colaborar com o desenvolvimento psico-motor e racional.

Para incentivar a coordenação motora, é possível usar o labirinto. Ele incentiva a criança a seguir a linha, desfiando suas habilidades.

Além disso, as crianças  da alfabetização do primeiro ano podem fazer uso de brincadeiras também  com as palavras cruzadas.

Elas são opções interessantes de conhecer palavras diferentes ou mesmo reforçar aquelas que estão contidas na cartilha de alfabetização.

Em outras palavras, a alfabetização com as palavras cruzadas ajudam no desenvolvimento do raciocínio da criança, fazendo com que elas fiquem mais ativas e produtivas na hora de ler e escrever.

Atividades de alfabetização: ligando os pontos para descobrir  a forma

Ficamos realmente  surpresos, com o quanto as crianças aprendem com essas atividades de alfabetização de ligar os pontos.

Nelas,  as crianças mantêm a sua mente aguçada e desenvolvem melhor a percepção do olhar e ao mesmo tempo trabalham a coordenação motora.

Por ser uma brincadeira divertida, o fato de conectar os pontos para descobrir a  imagem que irá formar, pode ser usada na formação de letras de imprensa.

Pois, são os modelos usados na fase de alfabetização. Ligar os pontos contribui para maior familiaridade com o formato da letra.

O alfabeto é uma coleção de letras usada nos blocos de construção da linguagem escrita, por isso a fase de alfabetização é tão importante.

Ou seja, a criança precisa de atenção especial nessa fase, pois esse ensinamento será levado por toda a vida e ainda será cobrado constantemente.

Toda criança deve ser bem encaminhada  para o domínio do alfabeto antes mesmo da pré-escola e séries iniciais.

Sendo assim, é fundamental que desde os três anos de idade, elas comecem  a se familiarizar com as letras, mesmo que ainda não saibam identificar sílabas.

É assim que começa o aprendizado de ler e escrever, as crianças já observam as letras nos desenhos da televisão, nos jogos de alfabetização e nos brinquedos.

Dessa forma, quando  chegam na idade de ir para escola, já conseguem reconhecer algumas delas.

Atividades de alfabetização com números

As crianças pré-escolares e também da alfabetização do  primeiro ano, ainda não estão prontas para escolaridade formal por serem muito pequenas, mas já conseguem desenvolver o reconhecimento dos números.

Portanto, as atividades com números podem trazer muitos benefícios para a aula de matemática nas séries iniciais.

Como crianças adoram colorir, as atividades com números também podem ser usados com frutas, bichinhos e  brinquedos para fazer continhas e reconhecer os números pintando.

Para ficar ainda mais divertido, as atividades  de alfabetização com números e letras podem ser também para colorir todas iguais usando a mesma cor, formando grupos e ao mesmo tempo diferenciando uma das outras.

Essas atividades de alfabetização na idade de pré-escola ou até mesmo antes dela são muito interessantes para estimular a mente da criança e prepará-los para as séries iniciais.

Certamente que, uma vez visto e reforçado duas ou até três, elas já não mais esquecem o que aprenderam, pois possuem mentes muito criativas e uma memória maravilhosa.

Além disso, colorir, ligar pontos e pintar são atividades que contribuem para o desenvolvimento de uma boa coordenação motora.

O que é fundamental para elas tenham uma letra legível, pois saberão desenhar os contornos de cada uma delas.

As crianças que praticam as atividades de ligar pontos, colorir e pintar,  também aprendem aplicar cor nas áreas certas, isso as torna mais rápidas e contribui para o seu aprendizado.

As atividades escolares além de trazer resultados satisfatórios para os profissionais da educação, auxiliam as crianças a desenvolverem a mente, capacitando-as para reconhecer a alfabetização inicial.

Atividades de alfabetização nos primeiros anos

É uma responsabilidade muito grande fazer esse tipo de trabalho, começando pelos pais e formalizando na pré-escola, onde elas irão desenvolver melhor essas habilidades.

Todo aprendizado na infância é levado para a vida, sendo de extrema  importância a frequência pré-escola  e anos iniciais, para o desenvolvimento futuro da  educação da criança.

Existem hoje inúmeras  atividades e recursos, como apostila Educação infantil para serem trabalhadas com as crianças.

É importante que os profissionais da educação se capacitem a cada dia para trazer o melhor ensinamento na pré-escola e séries iniciais do ensino fundamental.

Ou seja, é fundamental que eles escolham as melhores atividades de alfabetização para tornar essa fase muito mais interessante e produtiva.

É de extrema importância  ser apresentado o alfabeto e os números iniciais logo cedo, para que a criança os identifique com facilidade, facilitando o processo de aprendizagem.

Em outras palavras,  todo conhecimento é bem-vindo para aqueles que estão começando  a aprender.

Essa é uma tarefa muito especial que os professores e coordenadores pedagógicos desenvolvem nas escolas e que as crianças levarão para a vida.

Conclusão

Entendemos  então que as atividades de alfabetização logo nos anos iniciais são muito importantes para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras das crianças.

Elas aprendem a linguagem das letras, reconhecem sílabas e números com facilidade nessa idade, e com uma memória excelente armazenam tudo para as séries futuras.

Compreender as letras, formar sílabas  e segmentar palavras ajuda a criança a dominar a fonética.

Mas essas habilidades também desempenham um papel vital na aprendizagem de soletrar, ler e pronunciar as palavras corretamente.

Convidamos para que volte a visitar o nosso post e aproveite as informações que agregam valor ao aprendizado das crianças.

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Leia Mais