Insegurança Profissional? Confira dicas de como construir seu Projeto de Vida e acreditar em si mesmo

Futuro profissional, insegurança empregatícia, incertezas financeiras e tudo isso somado à baixa autoestima e medo de se arriscar afetam muito as relações profissionais de mais da população brasileira. Pesquisas revelam que mais de 50% das pessoas não sabem responder sobre o que será do seu futuro profissional. A outra porcentagem não conseguem evoluir no trabalho e enfrentar crises existenciais e falta de acreditar em si mesmo.

O Projeto de Vida e o foco no Desenvolvimento Pessoal Humano são ótimas ferramentas para que cada pessoa consiga concentrar suas energias em si mesmo e valorizar cada força e talento que possuem. Talvez não haja o projeto perfeito para a sua vida, mas, Emília Aurélio, empreendedora e treinadora comportamental afirma que “é importante ter em mente quais as habilidades necessárias para se desenvolver em determinada área e ter excelência nos resultados. Buscar o desenvolvimento pessoal através da Inteligência Emocional é um dos caminhos que ajudará no crescimento pessoal e profissional”.

É preciso ser resiliente

Uma das maiores dificuldades profissionais é a pessoa saber ser maleável e ter abertura em se adaptar às mudanças sociais, culturais e familiares. A baixa Inteligência Emocional, geralmente é afetada por certa rigidez comportamental. Por isso, torna-se importante trabalhar o Desenvolvimento Humano, ou seja, ser capaz de ser resiliente. Emília nos conta que inevitavelmente, “muitas pessoas ainda estão em busca da profissão ou projeto perfeito, mas muitas não sabem que a grande questão está em buscar o seu verdadeiro ser. Muitas vezes, em meus trabalhos, como mentora e orientadora, aplico as técnicas de Desenvolvimento Pessoal, justamente para que a pessoa possa despertar a sua verdadeira essência e acreditar nela mesma para tocar um projeto”.

E o primeiro passo é vencer o seu medo pessoal. Medo de entrar pra faculdade. Medo de iniciar um negócio. Medo de investir nos seus sonhos. Medo de seguir em frente, muitas vezes, sozinho. Medo... Essa fobia precisa ter fim! E a “primeira coisa é acreditar em você mesmo! Depois buscar é entender quais são as suas melhores habilidades que você e as pessoas à sua volta reconhece para então usar essas habilidades e causar o impacto no mundo. Atender as necessidades de um determinado mercado, transformando suas habilidades e conhecimentos em produto ou serviço”, afirma firmemente, Emília. Para o sucesso profissional e pessoal é preciso dar o primeiro passo. Emília conclui: “Esses pilares são essenciais para ser um empresário e ter um empreendimento de sucesso!”.

Cuidar da saúde também é um passo importante

Emília Aurélio afirma que é preciso, também, cuidar do próprio bem-estar. Muitas pessoas que procuram orientação profissional, na maioria das vezes precisam, primeiro, curar-se daquilo que está machucando o corpo físico. Estresses, depressão, ativismo, acúmulo de compromissos, carga horária de trabalho desproporcional, sedentarismo, má alimentação, insônia... “Quando o seu estado emocional está afetando o estado físico, então urgentemente você precisa trabalhar o principal problema que afeta a sua saúde. Nesses casos dependendo da gravidade recomendo procurar um especialista para tomar os devidos cuidados”. As suas atividades, sua profissão, sua empresa, sempre estará lidando com outras pessoas. E se o seu sistema – pessoal e profissional – adoece, todos à sua volta também construirão relações doentes. Emília conta que “as pessoas de sucesso, buscam mentores, praticam atividades físicas, tem uma boa alimentação e está sempre buscando conhecimento para se desenvolver”.

Desenvolvimento Humano e Inteligência Emocional são como que uma dobradiça de uma porta. Se você fortalece um, automaticamente reforçará o outro. O ambiente social também é afetado por nossos comportamentos cotidianos. “Quando você participa de um treinamento de desenvolvimento humano, isso acaba impactando obviamente no seu desenvolvimento Emocional, até porque os nossos comportamentos são reflexos de nossos pensamentos e sentimentos”, ressalta Emília. Estamos, todos os dias, expostos a todo tipo de experiência, desde as mais positivas até as mais dolorosas. Para Emília, “a Inteligência Emocional faz com que tenhamos mais preparo para lidar com sentimentos de culpa, raiva, tristeza e até mesmo com as alegrias, que muitas vezes, se não tomarmos cuidado, tomamos ações erradas. A Inteligência Emocional nos auxilia nessa jornada empreendedora”, conclui.

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Leia Mais