De 11 a 14 de abril aconteceu o Agile Trends, uma grande conferência em São Paulo, que reuniu aproximadamente três mil agilistas de todos os cantos do Brasil. Luana Monteiro, referência no tema, participou durante um talks fornecido por um dos stands do evento apresentando seu projeto “Agilidade na Favela”.
Luana conta que o projeto idealizado por ela, uni toda sua jornada e experiência profissional com as dificuldades enfrentadas em sua trajetória pessoal, trazendo para a comunidade ágil provocações e reflexões de como a agilidade pode ser democratizada e acessível para todos.
Segundo ela, o projeto nasceu de uma forma muito genuína quando se viu dentro de um processo de autoconhecimento procurando fechar ciclos, revivendo momentos que viveu durante a infância na favela que nasceu.
“Logo após esse processo de reviver momentos na favela, bateu um estalo. Eu precisava encorajar aqueles jovens que ainda estavam lá. Fazer com que eles tivessem condições de também acreditar que seriam capazes. Pensei em dezenas de dinâmicas, processos, práticas e ferramentas para apoiar esses jovens, e claro que a agilidade seria o match perfeito. Assim nasceu o projeto Favelados de Sucesso que logo depois virou Agilidade na Favela e hoje continua em constante evolução”, conta Luana transbordando de orgulho e felicidade.
Luana Monteiro foi convidada pela Prefeitura e pela Secretaria Social para escalar e levar seu projeto para os jovens das favelas e periferias do município. “Foi um sucesso e não poderia ser diferente. O encontro teve a duração de um dia e a participação de mais de cem jovens com idade de 8 a 18 anos”, comemora Luana.
Com a missão de trazer reflexão e o autoconhecimento para esses jovens, foram realizadas diversas dinâmicas e práticas com foco em como lidar com mudanças, identificar seu propósito e conquistar seu espaço de fala. Também foi trabalhada a comunicação, o trabalho em equipe e a motivação, práticas que a agilidade traz em sua essência.
Luana reforça que a maior transformação que vem trabalhando não são as das grandes empresas que passou, mas sim a da sua própria história que vem construindo ao longo dos anos! Em um breve spoiler, ela adianta que o próximo passo é escalar o projeto e democratizar o máximo possível a agilidade. Luana considera que a agilidade é importante demais para ficar somente com os Agilistas.
“Eu, Luana Monteiro, ajudo as pessoas acreditarem na mudança potencializando o melhor delas!”, finaliza a influencer, gestora Ágil que coleciona cases e premiações quando o assunto é agilidade para pessoas.
Premiada pela USP em Ágil em larga escala, defende que frameworks estão longe de ser o principal fator de sucesso em qualquer transformação. A garota que saiu da favela e venceu na vida possui cases na Globo em produtos como Cartola, Olimpíadas de Tokyo e Mestre do Sabor. Faz diversas provocações e reflexões enfatizando a importância das mudanças e processos que precisam ser humanizados dentro das organizações e na comunidade. E agora para a favela!
Para acompanhar mais sobre a trajetória de Luana Monteiro basta seguir suas redes sociais.
Instagram: https://www.instagram.com/luana.monteiro/
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/luana-monteiro/
Link do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=hgpH3FfRZdM&t=9s
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!