Para quem ama o Carnaval, não vêem a hora de botar o bloco na avenida, e não é exagero dizer que parte do coração de Quitéria Chagas, um dos ícones do carnaval carioca e que está morando com a família na Itália, bate por aqui, do outro lado do oceano.
Quitéria Chagas, está chegando da Itália neste domingo (10), e promete esquentar os tamborins para o ultimo ensaio técnico da Império Serrano na Marquês de Sapucaí.
Mais precisamente em Madureira, Zona Norte do Rio, berço do Império Serrano. A forte ligação entre a bailarina e atriz, de 41 anos, a agremiação e a comunidade é de longa data, duas décadas. Coroada como "Eterna Rainha", a imperiana foi homenageada com um samba composto por um bamba daqueles: Aluísio Machado, de 82 anos.
No Império Serrano, o baluarte traz no currículo conquistas nobres do mundo do samba e do carnaval. É, por exemplo, o compositor do clássico "Bum Bum Paticumbum Prugurundum". Possui 14 sambas-enredo e seis Estandartes de Ouro. "Cheguei no Império Serrano com 15 anos. Agora, faça as contas", brinca Aluísio, ao citar o tempo na escola.
Quitéria, por sua vez, diz que ficou literalmente "sem palavras" com a homenagem. Ela se emocionou. "Fico até assim: 'Meu Deus, eu mereço tudo isso?' Ele reconhece e sabe das minhas lutas, nos bastidores também desses 20 anos com o Império Serrano. Todas as campanhas em relação à valorização da mulher preta no samba, da sambista, da passista, que foi como eu comecei. E ele é um ativista social, como todos os sambas da escola que são militância", celebra Quitéria, cuja homenagem, intitulada "Eterna Rainha", tem trechos como "tá no seu nome a força da mulher guerreira, eterna rainha do Império Serrano. O seu gingado se casou com Madureira."
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!