Chef e mestre padeiro Marcelo Horta: ‘panificação sem glúten’ como missão de vida!
A virada de chave na vida do Chef e mestre padeiro Marcelo Horta, que trabalhava com grande sucesso com panificação de fermentação natural, se deu através de um cliente que o desafiou a fazer os mesmos pães, mas sem o glúten. Foi aí que nasceu a Cozinha Crunch, que se tornou a maior panificadora de pães sem glúten do Rio de Janeiro.
Marcelo considera a panificação sem glúten como uma evolução natural no seu trabalho, que atende cada vez mais pessoas mais conscientes e que buscam uma alimentação mais saudável e que, já eliminaram, se não totalmente, pelo menos parte do glúten de suas dietas. Um outro fator responsável por essa migração foi que ele precisou melhorar a alimentação e alimentação de sua família por motivos de saúde. Marcelo descobriu uma doença autoimune, precisou tirar a tireoide, e a recomendação de todos os médicos é de que ele cortasse alimentos inflamatórios, excluindo leite e glúten da sua vida.
Com o nascimento da filha, que apresentava um quadro alérgico com leite, mais uma vez, Marcelo se sentiu desafiado e começou a desenvolver receitas que além da fermentação natural e livre de glúten, fosse também livre de leite.
Hoje, Marcelo, que já formou mais de 20 mil alunos com seus cursos de fermentação natural, tem como missão, difundir cada vez mais os benefícios da alimentação sem glúten e sem leite.
Mas afinal, o que é o Glúten?
Encontrado principalmente em trigo, centeio, cevada, malte, aveia (por contaminação), farinha e outros, o glúten é uma proteína grande, de baixo valor biológico que se divide em frações proteicas chamadas de gluteninas e prolaminas. Ele é responsável pela retenção dos gases da fermentação e promove a elasticidade, a plasticidade e a adesividade da massa, conferindo maciez e boa textura ao alimento.
Para quem não pode ou prefere não consumir, existem várias farinhas que misturadas entre si substituem o uso do glúten e o Chef Marcelo Horta dá a sua receita para fazer 1 quilo de farinha sem glúten para usar em bolos e pães.
500 gr farinha de arroz
350 gr fécula de batata
140 gr polvilho doce
10 gr goma xantana.
Marcelo ainda aponta os principais benefícios da dieta sem glúten:
- Redução no risco de inflamações;
- Melhoria na digestão;
- Diminuição na ingestão de calorias;
- Redução de problemas como diarreia, refluxo e cólicas;
- Diminuição da fome e da compulsão.
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Instagram.
** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias e sim de responsabilidade do autor do conteudo.
** A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.