Close Menu
EGOBrazilEGOBrazil
    فيسبوك X (Twitter) الانستغرام
    domingo, maio 25
    EGOBrazilEGOBrazil
    فيسبوك X (Twitter) الانستغرام
    • Home
    • Reality Show
    • Famosos
    • Musica e Youtube
    • Shows e Festivais
    • Televisão & Novela
    • WebStories
    EGOBrazilEGOBrazil
    Noticias

    Publicidade enganosa e o uso de ‘IA’ no marketing: Riscos e responsabilidades

    Colaboração por Redação RJ 222 fevereiro, 2025 - 20:51:25
    Compartilhar فيسبوك تويتر بينتيريست Copy Link لينكدإن Tumblr البريد الإلكتروني VKontakte تيلقرام
    Whatsapp Image 2025 02 20 At 13.06.04 Egobrazil
    Publicidade enganosa e o uso de Inteligência Artificial no marketing: Riscos e responsabilidades
    فيسبوك تويتر بينتيريست البريد الإلكتروني Copy Link

    Captura De Tela 2025 01 18 As 12.47.07 Egobrazil

    A Inteligência Artificial (IA) tem sido amplamente utilizada no marketing para personalizar campanhas, automatizar atendimentos e otimizar estratégias publicitárias. No entanto, o uso indiscriminado dessa tecnologia também levanta preocupações jurídicas, especialmente no que diz respeito à publicidade enganosa. Em entrevista exclusiva, os advogados Oscar Silvestre Filho e Damaris Porte alertam para os riscos e as responsabilidades legais das empresas que utilizam IA em suas campanhas.

    Segundo Oscar Silvestre Filho, a IA pode criar anúncios altamente persuasivos, mas, se não houver um controle adequado, há o risco de induzir o consumidor ao erro. “A automação permite a criação de conteúdos direcionados com extrema precisão, mas se a informação for manipulada para parecer mais vantajosa do que realmente é, isso pode configurar publicidade enganosa e gerar sanções legais”, explica.

    Damaris Porte complementa, destacando que a IA pode ser programada para criar conteúdos que exageram os benefícios de um produto ou até mesmo distorcem a realidade. “A tecnologia pode ser utilizada para alterar imagens, simular depoimentos de consumidores e até gerar interações falsas, criando uma falsa percepção sobre um produto ou serviço. Esse tipo de prática pode violar o Código de Defesa do Consumidor e resultar em processos judiciais”, afirma.

    Para evitar problemas legais, os advogados recomendam que as empresas estabeleçam protocolos rigorosos no uso da IA em campanhas de marketing, garantindo a transparência das informações divulgadas. “As empresas devem adotar diretrizes claras para revisar e validar o conteúdo gerado por IA, além de garantir que toda publicidade contenha informações verdadeiras e verificáveis. A transparência deve ser uma prioridade para evitar riscos legais”, orienta Oscar Silvestre Filho.

    Damaris Porte reforça a importância da ética no uso da tecnologia. “As empresas devem ter um compromisso com a veracidade das informações. O uso da IA no marketing precisa ser feito com responsabilidade, para que não se torne um instrumento de manipulação do consumidor”, alerta.

    O debate sobre a regulamentação do uso da IA no marketing ainda está em evolução no Brasil, mas especialistas concordam que o caminho é a autorregulação aliada ao cumprimento das normas já existentes. Para os consumidores, a dica é sempre verificar as informações e desconfiar de ofertas mirabolantes que surgem nos meios digitais.

     

    Captura De Tela 2025 01 18 As 12.55.16 Egobrazil

    Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Instagram.

    **As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e não expressam necessariamente a opinião deste portal.

    Compartilhar. فيسبوك تويتر بينتيريست البريد الإلكتروني تيلقرام Copy Link واتساب

    Leia Tambem

    Show de Cayke Lacerda no Botequim Lalu leva público de Queimados ao delírio

    “Projeto noivo do ano”: Renato Albani surpreende seguidores com novo shape

    Ivi Mesquita leva diversidade e protagonismo feminino à Virada Cultural 2025

    90ª edição da Festa de São João do Tupi em Piracicaba promete ser histórica

    Valéria Barros curte com Margareth Serrão após gravação de DVD de Leonardo

    Com estratégia e ambição Paty Blond redesenha a própria carreira

    Mais Lidas

    Show de Cayke Lacerda no Botequim Lalu leva público de Queimados ao delírio

    Com apenas seis meses de carreira, o cantor Cayke Lacerda vem conquistando seu espaço na…

    “Projeto noivo do ano”: Renato Albani surpreende seguidores com novo shape

    O comediante Renato Albani publicou fotos de sua transformação física em seis meses O humorista…

    Ivi Mesquita leva diversidade e protagonismo feminino à Virada Cultural 2025

    Depois de estrear com sucesso como mestre de cerimônias no Réveillon da Avenida Paulista em…

    Ultimas Noticias

    Hugo & Guilherme se unem a Rafa & Junior e DJ Ari SL em “Ama Um Maloqueiro”

    Sempre inovando e mostrando sua versatilidade musical, a dupla Hugo & Guilherme se uniu a…

    De olho no São João, Zé Vaqueiro lança álbum “Que Pancada de Mulher”

    Após ganhar o coração do povo com o hit “Que Pancada de Mulher”, ao lado…

    Ao vivão de Murilo Huff bate recorde de público da pecuária de Goiânia

    Murilo Huff iniciou o projeto “Ao Vivão” de maneira despretensiosa na época da pandemia, e…

    Acompanhe tudo sobre o mundo dos famosos, influencers e conteúdos exclusivos aqui no EGOBrazil — o portal que conecta você ao universo das celebridades desde 2017.

    Somos parceiros do Portal iG.com.br, ampliando nosso alcance e levando ainda mais entretenimento até você.

    فيسبوك X (Twitter) الانستغرام يوتيوب واتساب RSS
    © 2025 EGOBrazil - Todos os direitos reservados - Portal parceiro de conteúdo do iG.com.br
    • Home
    • Expediente
    • Quem Somos

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.