O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (21), durante visita a Santiago, no Chile, que o Brasil ainda não vive uma guerra comercial com os Estados Unidos. A declaração foi dada após questionamentos sobre a decisão do ex-presidente norte-americano Donald Trump de aplicar tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros.
“A guerra tarifária começa no momento em que eu responder à provocação. Se ele [Trump] não mudar de opinião, aí sim tomaremos medidas”, disse Lula, durante coletiva no evento “Democracia Sempre”, que reúne líderes latino-americanos.
A medida anunciada por Trump, que deve entrar em vigor em 1º de agosto, foi formalizada em carta enviada diretamente ao governo brasileiro. O republicano alegou que a decisão é uma resposta ao que considera uma perseguição judicial contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Apesar da tensão crescente, Lula minimizou o risco de escalada no conflito comercial e reforçou que o Brasil ainda não adotou nenhuma ação de retaliação. “Vamos esperar o desfecho. Se eles mantiverem a posição, vamos reagir no momento adequado. Mas até agora, nada foi feito”, pontuou.

O presidente também aproveitou para criticar qualquer tentativa de interferência internacional nas instituições brasileiras: “Não aceitamos que um partido político seja ameaçado por decisões judiciais externas. E não temos intenção de influenciar a Suprema Corte de país nenhum”, afirmou.
O encontro “Democracia Sempre” acontece na capital chilena e conta com a presença de líderes como o presidente Gabriel Boric (Chile), o ex-prefeito e presidenciável Yamandú Orsi (Uruguai), além de representantes da Colômbia e da Espanha. A pauta central é o fortalecimento das instituições democráticas e a defesa da soberania política dos países da região.
*As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e não expressam necessariamente a opinião deste portal.
**É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site EGOBrazil sem prévia autorização por escrito, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido, esse conteúdo pode conter IA.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Instagram.




