Veja como garantir ingresso gratuito
O Dia do Comerciário 2025 promete ser de muita celebração e música boa no coração do Rio de Janeiro. A tradicional data, comemorada na terceira segunda-feira de outubro, será marcada por uma grande festa no Terreirão do Samba, no próximo dia 20, com shows gratuitos de MC Cabelinho e Ludmilla. A programação, promovida pelo Sesc RJ e pelo Sindicato dos Comerciários, vai reunir milhares de trabalhadores em um evento que celebra a importância de quem move o comércio fluminense.

Os ingressos já estão disponíveis e podem ser retirados até domingo, dia 19, em cinco pontos espalhados pela cidade — mediante comprovação de vínculo empregatício ou associação ao sindicato. Cada trabalhador poderá retirar até dois ingressos, no caso de sócios, ou um, se não for associado. A entrada é gratuita, mas o Sindicato também estará recebendo doações de alimentos não perecíveis que serão direcionadas para ações sociais.

“Esse ano a festa promete ser ainda melhor. Pela primeira vez faremos no Terreirão do Samba, e a expectativa é grande pelas atrações. Muitos trabalhadores já aguardam ansiosamente. Será um momento de muita comemoração”, declarou Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários. Ele também reforçou que, durante o dia, as equipes do sindicato estarão nas ruas para fiscalizar o cumprimento da Convenção Coletiva, que garante a folga aos trabalhadores. “Segunda é dia de festa para os comerciários. Estamos de olho em quem tentar convocar funcionários para trabalhar nessa data”, ressaltou.
Os portões do Terreirão do Samba abrirão às 15h, e o público poderá curtir uma programação especial. O DJ Letto será o responsável por aquecer o clima antes e entre as apresentações. Em seguida, MC Cabelinho sobe ao palco com seus sucessos que embalam as comunidades cariocas, seguido por Ludmilla, que promete encerrar a noite com um show eletrizante repleto de hits e representatividade.
O Dia do Comerciário é uma data de grande simbolismo, que valoriza um dos setores mais importantes da economia do estado. Atualmente, o comércio fluminense conta com 392 mil estabelecimentos, responsáveis por cerca de dois terços da atividade econômica e por mais de 1,8 milhão de empregos formais — o equivalente a 61% dos postos de trabalho no Rio de Janeiro. Na capital, estima-se que mais de 300 mil pessoas trabalhem nesse segmento.
Conforme a convenção coletiva, o comércio da cidade permanecerá fechado na data, garantindo o merecido descanso aos profissionais da categoria. As únicas exceções são os estabelecimentos localizados em aeroportos, portos, rodoviárias e estações de trem e metrô.
A retirada dos ingressos acontece de segunda a sábado, das 9h às 16h, nas sedes e subsedes do Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro: Rua André Cavalcanti, 33 (Lapa); Rua Iaçu, 74 (Campo Grande, em frente à rodoviária); Rua Américo Brasiliense, 158 (Madureira); Av. Dom Hélder Câmara, 5.574 – sala 3013 (Norte Shopping); e Av. das Américas, 4.666 – áreas de descarga 5 e 6 (BarraShopping). No domingo, dia 19, os pontos de retirada devem ser consultados nas redes sociais oficiais do Sindicato.
O evento é uma realização do Sesc RJ e do Sindicato dos Comerciários, com entrada gratuita e classificação etária de 18 anos. O Terreirão do Samba fica localizado no Centro do Rio de Janeiro, e o público poderá acessar o local a partir das 15h. A expectativa é de casa cheia para celebrar, com muito samba, funk e alegria, o merecido dia de descanso daqueles que fazem o comércio carioca pulsar.
*As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e não expressam necessariamente a opinião deste portal.
**É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site EGOBrazil sem prévia autorização por escrito, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido, esse conteúdo pode conter IA.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Instagram.




