O Carnaval de 2026 promove uma conexão inédita entre a folia mineira e a paulistana, protagonizada por dois grandes nomes do axé em uma dobradinha de apresentações. A celebração começa na segunda-feira de Carnaval, em Belo Horizonte, quando Dani Mã, cantor do Bloco Bahianidade, de São Paulo, desembarca na capital mineira para cantar ao lado de Geo Ozado no desfile do Baianas Ozadas. A troca de energias continua no dia seguinte, terça-feira, 17 de fevereiro, quando é a vez de Geo levar a “ozadia” de Minas para as terras paulistanas, retribuindo a visita em uma participação especial no trio elétrico do Bloco Bahianidade.
Esses encontros servirão de palco para a apresentação ao vivo do novo single “Muntcha História”. A faixa, fruto de uma parceria inédita do baiano radicado em Minas Gerais, Geo Ozado, com o compositor soteropolitano Dani Mã, já está disponível nas plataformas digitais e celebra a conexão visceral entre a musicalidade da Bahia e a acolhida mineira.
A nova música chega como um verdadeiro hino de boas-vindas e pertencimento. Com uma letra que narra as primeiras impressões e a magia de quem chega pisa os pés na cidade da Bahia e é imediatamente “escolhido” pelo lugar. A canção evoca símbolos sagrados da cultura afro-brasileira, como do tabuleiro da baiana de acarajé e faz um trocadilho com a orixá Oyá (iansã), a quem a iguaria da culinária baiana é ofertado, além de toda”ozadia” necessária para se jogar na roda para viver o que a Bahia pode proporcionar.
A colaboração traz a legitimidade de dois artistas que respiram a cultura baiana. Dani Mã, nascido em Salvador, é conhecido por sua trajetória como um “antropófago musical”. Com quatro álbuns lançados, o artista transita com fluidez entre o Blues, o Tropicalismo e as sonoridades do Recôncavo Baiano. Ao unir sua essência à de Geo Ozado, o resultado é uma obra envolvente e dançante. “É uma música que traduz o ‘dendê’ presente no sangue e na alma de quem vive o carnaval, o que a Bahia tem para oferendar. Ela fala sobre aquele arrepio, aquela brisa boa que bate quando a gente percebe que encontrou o seu lugar no mundo. Numa mesma perspectiva, é como dizia Jorge Amado: – Baiano é um estado de espírito”, destaca o líder do Baianas Ozadas.
Nas redes sociais, o lançamento já virou motivo de diversão e engajamento entre os seguidores do bloco. Um post com uma montagem do ator Wagner Moura viralizou ao mostrar artista baiano dançando a nova canção. No vídeo bem-humorado, o ator aparece em dois momentos inusitados que casaram perfeitamente com o ritmo: em um take, veste trajes de gala na parte de cima e ceroula na parte de baixo; em outro, surge impecável em traje de gala completo ao receber o Globo de Ouro, ilustrando o espírito livre e descontraído da música.

BH antes de SP
Antes de desembarcar na terra da garoa, Geo Ozado comanda a multidão em casa. O desfile oficial do Baianas Ozadas em Belo Horizonte mantém sua tradição e acontece na segunda-feira de Carnaval, dia 16 de fevereiro. A concentração será na Avenida Afonso Pena, em frente à Igreja São José, a partir das 08h, no Centro de Belo Horizonte, prometendo arrastar milhares de foliões. O cortejo vai contar com as participações de Dani Mã e o Serginho Marques.
Legado e Ancestralidade
O lançamento reafirma o compromisso do Baianas Ozadas com a produção autoral e a reverência à ancestralidade. Ao longo de sua história, o bloco tem sido um palco para homenagens a ícones como Gilberto Gil, Moraes Moreira e Dorival Caymmi, além de grande parte do legado afro da cultura baiana. Agora, com esta nova parceria, o grupo renova seu repertório mantendo os pés fincados na tradição do samba-reggae, o ritmo que fez a Bahia ser conhecida em todo mundo através da parceria do Olodum com Paul Simon e Michael Jackson.
Desfile do bloco Bahianidade em São Paulo com Geo Ozado e Dani Mã
Data: Terça-feira de Carnaval (17 de fevereiro)
Concentração: 10h – Rua Rui Barbosa, altura do nº 658 (Bixiga/Bela Vista)
Desfile: 11h
As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e podem não necessariamente expressam a opinião deste portal.
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site EGOBrazil sem prévia autorização por escrito, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido, esse conteúdo pode conter IA.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Instagram.



