“O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo.” – Winston Churchill
Com esta citação de Winston Churchill, podemos capturar a história de Cícera Fuzeta. Casada com Luciano Fuzeta e mãe de dois filhos, José Antônio e Heloísa Valentina, Cícera enfrentou e superou inúmeros desafios, transformando cada obstáculo em uma oportunidade de crescimento.
Desde muito pequena foi levada para o Rio das Pedras, onde foi criada pelas avós no estado de São Paulo, enquanto seus pais, nordestinos, permaneciam em Aurora. “Aos 11 anos, fui trabalhar na roça cortando cana-de-açúcar, uma tarefa árdua que desempenhei por muitos anos”, recorda Cícera.
Além de trabalhar na lavoura, ela também atuou como operadora de empilhadeira, e operadora de colheitadeira de cana. Desde jovem, era vista como uma confidente, alguém sempre disposta a ouvir e ajudar. “Aqui entra um período da minha vida que me deixa hoje pensativa, em estar sempre atenta ao outro. Mal eu sabia que esse seria o meu legado”, diz Fuzeta.
Com a chegada da vida adulta, Cícera se casou e mudou-se para Laranjal Paulista. Alguns anos depois, nasceu seu filho, José, e Cícera precisou deixar a trabalhar. Foi então que decidi investir nos estudos e se apaixonou pela tricologia. “Sempre tive meu lado terapeuta, e esse era o meu maior dom. Além disso, ao trabalhar em equipe, percebi que os eventos do passado me ensinaram a lidar com a empresa, colegas e clientes de maneira dinâmica”, lembra ela. No entanto, seu marido não acreditava no trabalho de terapia capilar, o que tornou uma jornada ainda mais difícil.
Determinada a seguir seu sonho, ela investiu em diversos cursos de terapia capilar. Foi então que algo especial aconteceu: ela conheceu Takae Sasaki, uma mestra na tricologia cujos produtos dermocosméticos mudaram sua percepção. “Decidi estudar, apaixonada pela tricologia. Foi quando conheci Takae Sasaki e tive um grande amigo, Ari, o distribuidor da marca, que me deu muita força”, afirma Cícera. Aproveitando os momentos em que seu marido estava fora, ela se dedicava aos estudos secretamente, mantendo sua paixão pela tricologia viva.
Por incentivo da biomédica Dra. Liliam, Cícera conheceu Sheroly Cuane, dona de clínicas em Laranjal Paulista e Piracicaba. Sheroly abriu as portas para ela, como Cícera mesma conta: “Foi através do incentivo dessa grande profissional que eu consegui me colocar no mercado. A sócia de Sheroly na clínica, Aline Zanetti, é uma pessoa muito especial para mim. Ela sempre me tratou com respeito e carinho. Gosto muito dela, ela faz parte da minha trajetória profissional. Aliado à minha determinação, não tinha como dar errado”.
Trabalhando com os produtos de Takae Sasaki, Cícera Fuzeta conseguiu provar ao marido e aos colegas o que a terapia capilar pode fazer. O reconhecimento veio com sua participação no desafio Online Hair Brasil, onde ficou entre os dez melhores do país, e foi homenageada por uma grande revista. “Este ano, fiquei entre os dez melhores do Brasil no desafio Online Hair Brasil pela TKS K e fui uma das homenageadas pela revista ‘Mulheres que Brilham”, conta Cícera.
Cícera Fuzeta é uma mulher forte e destemida, movida por sonhos nos quais sua persistência e coragem marcaram sua história. Por mais profissionais assim!
Como ela mesma diz: “Essa área é universal. Quero dizer a todas as mulheres que, independentemente das aparências ou da classe social, você pode exercer essa profissão. O fator principal é ser uma boa profissional, buscando técnicas, métodos e produtos para poder oferecer todo o atendimento que o seu cliente busca. Não tenham medo, independentemente de onde você veio, baseiem-se em seus objetivos”, conclui ela.
Para conhecer mais sobre essa mulher de força, siga-a no Instagram: @cicerafuzeta