O coreógrafo Carlinhos de Jesus, um dos maiores ícones da dança no Brasil, emocionou o público ao revelar que enfrenta uma doença neurológica e autoimune que vem comprometendo seus movimentos. Em entrevista ao programa Fantástico, exibido no último domingo (31), ele contou detalhes sobre o diagnóstico e o tratamento, destacando os desafios e a esperança em seguir dançando.
Sintomas e agravamento da doença
Segundo o artista, os primeiros sinais surgiram há cerca de três anos, quando notou perda de força na perna direita, sem dor aparente. No entanto, em junho deste ano, o quadro se agravou. “Comecei a sentir uma dor, não conseguia andar. Cheguei a cair. Fomos a um médico de quadril e ele recomendou a internação: era tanta dor que a medicação para eu dormir era morfina”, relatou o coreógrafo.
Atualmente, Carlinhos de Jesus utiliza cadeira de rodas em alguns momentos devido à dificuldade de locomoção.
Diagnóstico e tratamento
O quadro de saúde descoberto afeta diretamente a bainha de mielina, camada responsável por proteger os nervos e garantir a transmissão de comandos cerebrais ao corpo. Além disso, os médicos identificaram inflamação nos quadris e tendinite nos glúteos, o que intensifica as dores.
Para enfrentar a condição, o coreógrafo iniciou um tratamento que inclui imunoterapia, com o objetivo de fortalecer o sistema imunológico. Ele também mantém uma rotina de musculação e exercícios funcionais, fundamentais para recuperar a mobilidade. “É um tempo de paciência, resiliência, calma. De calma para que eu possa caminhar”, declarou ao Fantástico.

Esperança nos palcos e força no humor
Mesmo diante das limitações físicas, Carlinhos de Jesus segue motivado pela paixão pela dança. O histórico de atividades físicas ao longo da vida é um dos principais fatores que ajudam a conter a progressão da doença.
Além das sessões de fisioterapia, o coreógrafo aposta no bom humor e na força de vontade para superar os momentos difíceis. “A dança me deu disciplina, resistência e fé. E é isso que eu levo agora para esse novo desafio”, destacou.
Em trechos inéditos de sua conversa com Renata Capucci, para o podcast Isso é Fantástico, Carlinhos abriu o coração sobre sua nova rotina, marcada por limitações, mas também por esperança. “O que me move é acreditar que ainda vou voltar ao palco”, afirmou emocionado.
*As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e não expressam necessariamente a opinião deste portal.
**É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site EGOBrazil sem prévia autorização por escrito, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido, esse conteúdo pode conter IA.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Instagram.




