A Pluralidade das Mulheres Artistas dos Nossos Dias

Publicado em

A brasileira Jade Andrade amplia horizontes rumo ao Cinema Norte Americano como atriz e solidifica a carreira na área artística e cultural, acumulando títulos e profissões, mostrando que a Pluralidade é sinônimo de mulheres fortes.

Acumulando títulos e profissões, Jade Andrade, amplia horizontes retornando aos palcos que pisou no passado, depois de construir uma carreira sólida como advogada, produtora cultural e empreendedora, agregando também, a profissão de jornalista e os dotes como escritora de contos, poemas e peças teatrais.

Jade Andrade-Foto/Reprodução: Acervo Pessoal

Tendo como mestre instrutora no início da sua formação para atriz, a diretora Iracema de Paula Ribeiro, sob o comando da diretora, Jade Andrade passava os finais de semana dentro do Teatro Municipal de Santos. A respeito dessa fase ela lembra; “Era bem puxado, eu e os demais ficávamos das 8:00 da manhã até às 17:30, parávamos pouco tempo para almoçar e continuávamos, mas foi uma época incrível, de conhecimento e formação”.

Jade permaneceu alguns anos no início da sua carreira no teatro, e apresentou algumas peças bem interessantes, perguntamos como foi seu “debut” nas artes do Palco: “Foi mágico e ao mesmo tempo desafiador, pisei a primeira vez no palco com uma peça de William Shakespeare, então, imagina a tensão? Fiz a Hermia de Sonhos de uma noite de verão, e enfrentava dois desafios, um por ser um texto de Shakespeare que por si só já é profundo, outro por fazer um personagem totalmente diferente de mim, na época, pois a Hermia é romântica e luta pelo amor de Lisandro, e eu, na minha vida real, era antirromântica, tímida e muito criança, então, exigiu realmente bastante preparo do personagem, mas, foi um “début” e tanto pelo fato de ser Shakespeare de quem sou fã!”

Se pluralidade é a palavra, a maturidade para essa geminiana do signo do ar só lhe favorece. Enquanto para muitos artistas as oportunidades estão difíceis, Jade Andrade não tem do que reclamar! Essa mulher polivalente  que já esteve nos palcos no início da sua caminhada profissional, como descrito, e retoma essa atividade com toda a categoria recebendo convite para atuar em um filme western nos Estados Unidos, na região de Los Angeles, para onde embarca no início do próximo ano. E, também, no início do próximo ano, Jade volta aos palcos de teatro em duas peças, uma de sua autoria – O Confessionário”, para a qual ela já se encontra em ensaios dentro do teatro, que conta no elenco com atores globais, bem como um outro espetáculo a convite de um produtor também de São Paulo.

Polivalente por natureza, Jade Andrade ainda atua na fomentação da cultura e das artes, seja apoiando ou criando projetos que estimulam e possibilitam conexões para os diversos artistas e escritores.

Suas participações ativas fizeram com que ela fosse convidada para ser Presidente, no Brasil, da Câmara Internacional de Escritores e Artistas de Barcelona que tem o selo da UNESCO. Também foi convidada para ser embaixadora em São Paulo da União Mundial de Escritores e Artistas que tem sede em Portugal. Essa geminiana figura, também, como Membro Imortal da Academia de Ciências, Letras e Artes de São Paulo – ACLASP, ocupando a cadeira do Patrono Oswald de Andrade.

Jade Andrade-Foto/Reprodução: Acervo Pessoal

Jade Andrade acredita que a maior porta de divulgação, troca de conhecimento e evolução dos artistas está na conexão com outros. Assim, os projetos que ela cria e promove, através dessas instituições, visam estimular, desenvolver e promover artistas e escritores criando network, capacitação profissional, vitrine nacional e além-fronteiras.

A Paulistana de nascimento e coração diz ainda que acredita na arte e na cultura como o agente transformador do Homem e da Humanidade: “A arte e a cultura educa, transforma e promove a paz.” afirma.

E por falar em paz, Jade Andrade que também é advogada e jornalista, está sempre às voltas com causas que promovam a paz e lutem por direitos fundamentais da humanidade. Já participou de intermediação de conflitos envolvendo pessoas ligadas a instituições de países diferentes, tendo que lidar com as normas jurídicas de cada nação com perfis culturais diversos. Sobre esse tipo de intermediação que exige jogo de cintura, habilidade de conhecimento jurídico internacional e perfis socioculturais diversos ela enfatiza: “É importante entender de diplomacia, ter base cultural ampla e usar das ferramentas de inteligência emocional para amenizar e diluir conflitos dessa natureza, o conhecimento sociocultural de outras nações e a habilidade de assimilar outros ordenamentos jurídicos é imprescindível nesse tipo de conflito”, explica.

Jade Andrade também está às vésperas de lançar seu livro intitulado “O Manuscrito das Crônicas e Poemas Incorretos”. O livro é uma coletânea das várias criações da autora que, segundo ela, registram momentos de estilos e criações diversos, para os quais, a própria, gosta de olhar e ver neles sua característica mutante, típico do seu signo! Aliás Jade de Andrade já possui algumas de suas criações publicadas em jornais nacionais.

Diante do Curriculum diversificado dessa artista de multitalentos, obtemos a visão dela sobre fama e prestígio tão em voga nos dias atuais, especialmente com a facilidade que a internet traz de celebridades instantâneas, ao que ela define: “A fama é efêmera, especialmente nos dias atuais, ela se apagará rápido se não encontrar uma base sólida de conteúdo bem construído, ninguém pára em mesa vazia. A fama sempre passará, para alguns durará pouco tempo, para outros se dissipará em segundos. Já o prestígio é o reconhecimento solidificado ao longo do tempo pela qualidade e constância do seu trabalho e da sua personalidade. A fama passa, o prestígio atravessa as linhas temporais se a pessoa mantiver a qualidade das suas criações e os valores da sua personalidade que um dia o fizeram chegar lá”! 

Jade Andrade-Foto/Reprodução: Acervo Pessoal

Nessa esteira ela complementa que para ela o que importa é o reconhecimento pelo seu trabalho. E garante que os retornos mais gratificantes é quando você consegue passar para outros o conhecimento adquirido. Assim ela pensa: “Conhecimento retido morre com você, conhecimento dividido contribui com o próximo e com a evolução da humanidade, propagando-se com o tempo”, enfatiza.

Radicada em São Paulo, Jade Andrade declara amor por sua cidade e diz que no Brasil não se ver morando em outro lugar… “Amo São Paulo, sou totalmente cosmopolita, fico fascinada com as luzes das avenidas Faria Lima, JK, Paulista e da ponte do Morumbi que lembra as luzes captadas de Manhattan na abertura da série Swits. A diversidade cultural da cidade de São Paulo é maravilhosa! É, literalmente, uma cidade que nunca dorme! Não importa a hora do dia ou da noite, você sempre encontrará um entretenimento de qualidade. O foco cultural em São Paulo é muito forte e as opções de lazer são inúmeras. No Brasil será sempre minha cidade favorita”. Essa mulher do signo do ar, ainda empreende nas áreas da beleza e do audiovisual. Ela está à frente de uma flagship store multimarca voltada para o público A e B, estamos falando da Savoir Makeup que conta com linha própria, sendo a primeira linha do Brasil a ter como carro chefe os tons vinhos e ter um vinho com o nome da Marca em parceria com uma vinícola do Rio Grande do Sul. Além disso, também empreende em um estúdio de gravação para videocast e merchandising; o Atos Studio.

Jade Andrade-Foto/Reprodução: Acervo Pessoal

Do Atos Studio ela também estreia o programa “Jade em Pessoa”, uma homenagem ao Poeta Fernando Pessoa, patrono da cadeira de uma das academias que figura como imortal. O programa apresenta a vida, obra e curiosidades de Fernando Pessoa, intercalando com outros escritores e poetas de todos os tempos, incluindo William Shakespeare de quem se declara fã. No programa, ela também entrevista convidados especialistas no campo da literatura e filosofia.

Falando em entrevistas, direto do Atos Studio ela também retomar seu programa Pausa para Arte e Cultura, onde divide a bancada com outro ator conhecido do público, a quem ela revelará em breve em outra matéria de revista onde ambos serão capa.

Sendo diversidade a palavra, a Paulistana também está em fase de pré-produção do seu primeiro curta “Sombras da Madruga”, que terá na direção nomes internacionais, inclusive para a direção.

Diante de tantas ocupações a pergunta que não quer calar é: sobra tempo para o lazer? Ao que ela responde sem balbuciar: “Certamente. Quando a agenda é bem trabalhada, é possível realizar multitarefas sem descuidar da vida pessoal. Além disso, conto com colaboradores treinados por mim que compõem uma equipe ativa na execução de todos os projetos, então, sim, sobra tempo para o lazer e ele é importante para a saúde mental.” afirma.

Encerra essa Artista e Empreendedora Paulistana de coração que em breve poderemos ver nos palcos, na TV e no cinema, símbolo de nossas Mulheres Polivalentes e Competentes!.

Quer saber mais e acompanhar os feitos dessa Artista e empreendedora cheia de pluralidade, acompanhe o site e as redes sociais dela.

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Google Noticias ou EGOBrazil no Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal ou mesmo do Portal iG.

A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

Famosos

Últimas Notícias

Leia Mais

<