Quem é Ana Paula Leal Graziano, representante comercial do eterno astro do cinema e uma das responsáveis pelo crescimento da indústria fitness e esportiva no país, que movimenta a economia nacional.
A receita da indústria fitness brasileira é a maior da América Latina e a terceira das Américas, ficando atrás da americana e da canadense. Em 2021, ela era de 12 bilhões de reais, de acordo com levantamento feito com o aval da IHRSA (International Health Racquet & Sportsclub Association), entidade que reúne profissionais do setor de atividade física ao redor do mundo. Já dados da Associação Brasileira de Academias (Acad – Brasil) apontam que o mercado fitness no país representa 0,13% do PIB nacional, faturando 8 milhões de reais ao ano. Mais: promotores de eventos afins e pessoas ligadas ao segmento não têm dúvida em dizer que o crescimento do setor, em 2023, foi de mais de 10%.
+ Arnold Sports Festival 2024 bate recorde e ultrapassa meio bilhão de reais em volume de negócios
Entre os principais profissionais que movimentam a indústria fitness e esportiva no país, fazendo a economia girar, está a carioca Ana Paula Leal Graziano. À frente da empresa Savaget Group, ela organiza o Arnold Sports Festival, que completa dez anos em 2024, e o Mr. Olympia Brasil Expo, considerados os maiores eventos multiesportivos da América do Sul, agitando, em feiras e competições, uma legião de apaixonados por fisiculturismo, nutrição, fitness e saúde.
Para se ter ideia, a edição 2023 do Mr. Olympia, realizada em parceira com a Musclecontest Internacional, de Tamer El Guindy, no final de outubro, em São Paulo (SP), reuniu cerca de 60 marcas de nutrição esportiva, equipamentos e moda fitness, mais de 23 mil visitantes e 2.250 lojistas, acumulando R$ 55 milhões em negócios. “Sou uma carioca que mora em Sampa, com um pouco mais de meio século de idade, empreendedora apaixonada por eventos, viagens e pessoas”. É assim que Ana se define no Instagram. Mesmo morando na capital paulista e já adaptada ao ritmo frenético e feroz dos negócios, típico da maior cidade do país, ela não perde a leveza carioca, que faz tudo parecer fácil.
Ana se aventurou no setor de eventos em 1991, ainda como estagiária, na empresa Excalibur, da qual se tornaria sócia três anos depois. Na época, cursava relações públicas, na Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro (RJ). À frente da Excalibur, organizou mais de 200 eventos e criou, na capital carioca, a sua primeira feira de esportes: a Sports Business Fair.
Exploradora nata do segmento, em 1999 fundou a própria empresa de eventos, a Savaget, que leva o sobrenome do avô, a fim de dar uma nova guinada. “Foi quando coloquei de pé a Rio Sports Show, que tornou-se referência no país como uma da melhores feiras de negócios do setor esportivo”, conta ela. Ali, surgiu a ExpoNutrition, que cresceu tanto a ponto de se tornar um evento independente, como é até hoje. Em mais de 20 anos de existência, a Savaget ultrapassou a marca de 400 eventos realizados.
Marca internacional
O grande marco na trajetória profissional de Ana, no entanto, foi a indicação a Bob Lorimer, na época, sócio do ator e empresário Arnold Schwarzenegger, para trazer para o Brasil o evento de esportes, fitness e saúde do próprio – o Arnold Classic, posteriormente batizado como Arnold Sports Festival South America. Isso a aproximou do astro de Hollywood, do qual se tornou amiga. A primeira edição do evento, realizada no Rio de Janeiro, em 2013, atraiu um público de mais de 60 mil pessoas. Em 2017, ao mudar-se para São Paulo, bateu o recorde de visitantes: cerca de 85 mil pessoas marcaram presença. “Estou há dez anos à frente do Arnold, que é considerado o melhor evento esportivo do país, recebendo o Prêmio Caio, que é o Oscar da categoria no Brasil”, festeja Ana.
A Savaget organiza, ainda, eventos do Verão Espetacular, da TV Globo, como o Força Bruta e o Reis do Drible, que também é realizado em Israel, além do Expo Super Show, outro importante encontro de fisiculturismo, em parceria com a Musclecontest. E o que Ana tem em mente para o futuro? “O próximo passo é dar visibilidade ainda maior ao movimento bem-estar, que ganhou espaço próprio dentro do Arnold, que toco em parceria com o empresário Waldyr Soares, pioneiro em eventos de fitness no país”, revela ela. A ideia do movimento é difundir o conceito de saúde, principalmente no mundo dos negócios. Por exemplo: aproximando empresários interessados em investir no segmento e fortalecendo o papel daqueles que estão na linha de frente do atendimento público, os chamados promotores da saúde, como educadores físicos, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas. Além, claro, de oferecer aperfeiçoamento para que eles cumpram bem essa função junto à população. Obviamente, quem sai ganhando com isso é o público em geral, que será assistido por esses profissionais mais antenados, na busca de uma melhor qualidade de vida. Algo, aliás, que ganhou extrema evidência e importância por conta da pandemia.
Sobre a Savaget Group. Idealizada por Ana Paula Leal Graziano, promotora de eventos há mais de trinta anos, a empresa é responsável por organizar vários dos mais importantes encontros de fitness, nutrição e bem-estar do país. O Arnold Sports Festival, que completa dez anos em 2024, e o Mr. Olympia Brasil Expo são dois desses carros-chefes, considerados os maiores eventos multiesportivos da América do Sul, agitando, em feiras e competições, uma legião de apaixonados por saúde.