Aninha Malandro será homenageada na quinta edição do Baile dos Passistas

Publicado em

Ana Carla Laidley, conhecida como Aninha Malandro, figura ilustre da cena cultural do samba, será a grande homenageada no V Baile dos Passistas. O evento é uma das ações promovidas pela Associação dos Passistas Brasileiros (APASB) que anualmente promove seu encontro nacional, reunindo profissionais da area que atuam em todo o país. Em sua terceira edição, o Encontro Anual está marcado para o dia 2 de fevereiro, no Terreirão do Samba – Nelson Sargento, reaberto recentemente pela Prefeitura do Rio de Janeiro.
Nascida e criada no Rio de Janeiro, Aninha Malandro é filha do renomado músico Carlinhos do Pandeiro e da sambista Ana Gomes, integrante do grupo de “mulatas do Sargentelli”. Em Los Angeles, onde reside, ela une tradição e contemporaneidade, ensinando o samba como uma expressão que cura a mente e a alma. Psicóloga, Ana usa o ritmo como terapia no tratamento de transtornos como a depressão e a síndrome do pânico.
Militante pela valorização e propagação do samba enquanto arte, Ana tem mais de 25 anos dedicados ao ensino do samba. Seu amor ao carnaval já estabelece um importante legado por meio da realização do International Samba Congress, evento anual que reúne profissionais brasileiros em workshops para alunos de todo o mundo.
“Aninha tem uma importância enorme porque ela é um núcleo de cultura de samba no mundo. Eela espalha a mensagem da Escola de Samba por todos os continentes através do International Samba Congress, então é incrível a abrangência mundial que o samba consegue através do trabalho dela”, diz Milton Cunha.
 Aninha Malandro / Divulgação
Aninha Malandro / Divulgação
Reconhecida como Empreendedora Cultural, Aninha Malandro recebeu em 2021 os títulos de Embaixadora do Samba da Estação Primeira de Mangueira e da Associação dos Passistas Brasileiros Cyro do Agogô. Para 2024, ela recebe o título de Princesa da Corte Senior do Carnaval.
“Ser princesa da corte sênior é mais do que um título, é uma missão. Uma missão de valorizar e reconhecer os sambistas da terceira idade, que tanto contribuíram para a história e a cultura do samba carioca. Uma missão de levar a alegria, a experiência e a tradição do samba para o povo e para as novas gerações. Uma missão de celebrar a vida, o amor e a liberdade que o samba nos proporciona”, diz a empreendedora cultural.
Dhu Costa, vice-presidente financeiro da Associação, também exalta a participação de Ana no evento.
“Ana Malandro é uma voz potente da nossa cultura fora e dentro do Brasil. Ela promove o maior evento de samba no pé no mundo e emprega dezenas de passistas através de um intercâmbio cultural maravilhoso. Além disso, é embaixadora Apasb em Los Angeles, então, precisa ser homenagem sempre porque faz muito pelo segmento que, às vezes é invisibilizado pelo nosso país, e principalmente pelos nossos dirigentes”, diz Dhu.
O V Baile dos Passistas, faz parte do III Encontro Nacional da APASB, busca valorizar a arte do samba no pé e reforçar a amizade entre os participantes, reunindo mais de 500 passistas de todo o Brasil. O evento é apresentado por Milton Cunha e tem incentivo da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro e da Riotur. A entrada é gratuita até as 19h. Após este horário, o valor do evento é R$20, praticado em todos os eventos do Terreirão

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Google Noticias ou EGOBrazil no Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal ou mesmo do Portal iG.

A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

Famosos

Últimas Notícias

Leia Mais

<