Anova era dos negócios publicitários e a importância da ciência de dados para contratação de famosos

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Marcelo Calone gestor de personalidades, fala sobre a importância da ciência de dados para contratação de famosos e a nova era dos negócios publicitários.

“A tecnologia ‘DBIPro’ transformou o cenário dos negócios publicitários drasticamente, isso não é novidade.

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É realmente óbvio. Quantas marcas que você conhece que investiram errado em suas contratações?

Algumas marcas relutam e continuam a investir em personalidades que não entregam absolutamente nada para o potencial cliente, ou nem ao menos conversam com o seu público alvo na ação publicitária, além de não ter uma integração adequada na multimídia.

Mas boa parte dos contratantes já adotaram o novo modelo de gestão e tecnologia, tendo excelentes resultados na distribuição de budget com projeções assertivas, menor margem de erro nas contratações de famosos e nos entregáveis qualitativos validados juridicamente”, explica o Empresário.

Marcelo Calone - Foto: Acervo Pessoal
Marcelo Calone – Foto: Acervo Pessoal

Em 2001, quando o Grupo CALONE foi criado, o mercado digital não existia, a internet ainda estava sendo desbravada. Contudo, ao passar dos anos, o conceito do iPhone moldou o padrão de comunicação móvel e abriu uma novo mundo para a popularização de diversas redes sociais. “Sempre fizemos parte delas, mas antes eram limitadas ao nosso espaço físico, principalmente. Hoje a história é bem diferente. O mundo vive uma outra realidade, e precisamos entender que os diversos mercados precisam aceitar a nova era digital”, afirma.

Calone explica: “Pessoas falam com pessoas, e marcas precisam de pessoas. O fato incontestável é que a revolução tecnológica concentrada nos primeiros anos deste século transformou a sociedade e a economia. Ela criou e afundou inúmeros negócios, especialmente na pandemia, movimentou recursos financeiros em escalas absurdas, transformou o Marketing, ‘não tanto em termos de teoria, mas muito no que se refere à prática’, e condenou a Publicidade como até então era conhecida. Era aqui que eu queria chegar: o contexto em que estamos envolvidos hoje e o que é preciso entender para conduzir os novos negócios publicitários, adequar personalidades para que entreguem verdadeiramente as métricas que produtos e serviços necessitam”, relata Calone.

Marcelo Calone - Foto: Acervo Pessoal
Marcelo Calone – Foto: Acervo Pessoal

A tecnologia “DBIPro” interferiu diretamente nos modelos de gestão quando colocou na mesa os números, e a ciência de dados? “Com toda a certeza! Em especial, os dados da inteligência de negócios que muitas marcas deixam pelo caminho todo o tempo, e que afetam em ganhos de ações publicitárias pela falta de tecnologia capaz de buscar pela audiência certa, autoridade escolhida, influência programada, presença integrada e reputação digital”, completa.

O empresário fala sobre QUANTIDADE VS QUALIDADE PARA ANÁLISES MAIS PRECISAS. “Deixando de lado por um momento toda a questão de privacidade diretamente relacionada a isso, o que muda drasticamente é a quantidade e a qualidade dos dados e das informações que hoje as marcas podem obter dos seus clientes e público em geral, aumentando a precisão das interpretações e reduzindo as margens de erro. Smartphones, notebooks, TVs, relógios, carros, casas, máquinas e dispositivos dos mais variados tipos estão conectados a redes e à nuvem, gerando dados quase que ininterruptamente, você precisa apenas falar e tudo naquele momento acontece pelas plataformas digitais, é como um passe de mágica. “Bem vindo a nova era publicitária” diz Marcelo Calone.

Marcelo Calone - Foto: Acervo Pessoal
Marcelo Calone – Foto: Acervo Pessoal

Marcelo explica qual é o desafio dos departamentos de Marketing das marcas, em parceria com gestores que dominam esta tecnologia. “É preciso construir e operar essa engenharia para otimizar as estratégias de gestão e as tomadas de decisões mais variadas através de um mapa de perfis, aumentar a competitividade no mercado e poder oferecer uma proposta de valor cada vez mais relevante para cada um dos seus segmentos dos contratantes. A personalidade certa para a marca certa na hora e na forma mais adequada para a ação publicitária contratada. Se isso ainda soa utópico ou até impossível, lembre-se que, provavelmente, boa parte dos dados já estão sendo usados por muitas marcas e consumidos por muitos clientes.

O ponto-chave, contudo, não é apenas coletar dados destas personalidades, mas, sim, ter condições de transformá-los em informações, conhecimento e, por fim, sabedoria para geração de resultados na hora da integração do conteúdo. Você já olhou para o sistema interno da personalidade que visa ser contratada?

Existem muitas fontes de dados a se observar, entender, relacionar com as métricas do seu negócio e experimentar correlações de causa e consequência. Reflita sobre os dados sociais e dados da empresa e discuta com suas equipes internas e seus parceiros, ‘agências, produtoras e consultorias’, sobre como contratar a personalidade certa a favor da marca. Você vai descobrir infinitas possibilidades de repensar o seu modelo de gestão na hora de distribuir seu budget e os formatos de construção de métricas para a sua marca”, destaca.

Marcelo Calone - Foto: Acervo Pessoal
Marcelo Calone – Foto: Acervo Pessoal

O Empresário selecionou alguns exemplos de contratações de como personalidades impactaram as marcas no último ano e fizeram uma história de sucesso, exemplos: “Amaury Jr, lança um novo aliado tecnológico, na sua jornada jornalística e cultural.  Conheçam o ‘AJ’. O jornalista, apresentador de televisão e escritor brasileiro, conhecido por seus programas noturnos de entrevistas com celebridades e cobertura de festas e eventos.

Daniela Alburquerque, a primeira-dama da Rede TV! Daniela Albuquerque se torna estrela das telonas. A apresentadora do programa ‘Sensacional’, exibido na emissora de seu marido, Amilcare Dallevo, é parte do filme ‘Barão Hirsch – O Judeu de Quatro Irmãos’, do diretor Osnei de Lima. Sônia Abrão a Dama das Tardes Brasileiras continua encantando diariamente seus público na RedeTV! Com o que sempre fez de melhor, noticiar, entreter e numa espécie de experiência hipnótica, fisgar o telespectador por suas notícias da TV e famosos.

A Jornalista, Apresentadora e Escritora é a rainha dos Merchandiser’s e a personalidade mais concorrida do mercado publicitário. Cafu, eterno Capitão Cafu, Pentacampeão do Mundo coleciona as principais conquistas por clubes: a Libertadores (2x), o Mundial de Clubes (3x) e a Champions League. Pelo Brasil, foi bicampeão da Copa do Mundo (1994 e 2002) e da Copa América (1997 e 1999) e ainda ganhou a Copa das Confederações (1997) e como prêmios individuais, foi escolhido o melhor lateral direito da Europa duas vezes (2004 e 2005). Em 2005, recebeu o prêmio pela FIFA de melhor jogador do mundo na posição. Além disso, é considerado pela revista France Football o melhor lateral direito da história do futebol. Cláudia Rodrigues, a Rainha da Comédia Cláudia de Souza Rodrigues é considerada a melhor humorista brasileira das últimas décadas, destacou-se especialmente pelas personagens ‘Sirene no sitcom Sai de Baixo e Marinete na série A Diarista’, tendo feito parte também de vários humorísticos da TV Globo como Zorra Total, Escolinha do Professor Raimundo e Casseta & Planeta, Urgente! Portadora de Esclerose Múltipla, doença degenerativa, faz parte de programas de qualidade de vida e longevidade, sendo a diva das propagandas do mercado da saúde”, concluiu Marcelo Calone.

Para conhecer mais sobre o trabalho do Especialista siga o Instagram @calonemarceloofficial e @grupocalone   http://grupocalone.com

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