O ator Antonio Fagundes estrelou uma campanha do Novembro Azul na qual encoraja a realização do exame de toque para identificação de câncer de próstata.
No vídeo divulgado nesta segunda-feira, 6, no canal do Youtube do Porta dos Fundos, o artista de 74 anos de idade incentiva os homens a “liberarem o c*” e fazerem os exames preventivos do câncer de próstata.
+ Marjorie Estiano surpreende como Ângela Diniz em fotos inéditas da série da HBO
“Você sabia que a cada 38 minutos morre alguém por câncer de próstata? Novembro tá chegando e, com ele, a campanha Novembro Azul, então a pergunta que fica é: quando é que você vai liberar esse c* aí?”, argumenta no início do vídeo.
Responsável por 28% das mortes de pessoas no Brasil, o câncer de próstata pode ser identificado com a realização do exame de toque ou com inserção de uma sonda no reto do paciente para obter imagens da glândula e verificar se há alguma alteração.
“Por preconceito, muito homem se recusa a ‘soltar o fedido’ no dedo do médico, por achar que essa experiência vai afetar de alguma forma a sua sexualidade, mas isso é um mito. Não existem evidências de que ‘abrir a avenida para o ônibus passar’ interfere na sua orientação sexual”, diz Fagundes.
Afirmando que “colocar o c*zinho pra jogo é a melhor forma de se prevenir” do câncer de próstata, o vídeo de Antonio Fagundes, até o momento, contabiliza mais de 113 mil visualizações no Youtube.