Antônio Pitanga recebe uma homenagem especial no 2° Festival de Cinema de Vassouras

Publicado em

Nesta sexta-feira, 16 de junho de 2023, teve início o emocionante Festival de Cinema de Vassouras 2023, que presta uma merecida homenagem ao ilustre Antônio Pitanga, com 84 anos de idade.

Durante todo o evento, que se estende até o dia 24, os participantes poderão desfrutar da exibição de filmes, curtas-metragens e animações nacionais, enriquecendo assim a programação.

Os organizadores do festival, o cineasta Bruno Saglia e a atriz e produtora-executiva Jane Saglia, destacam a importância de valorizar as produções regionais e incentivar a apreciação do cinema, contribuindo também para o turismo na encantadora região do Vale do Café. O clima na cidade é de celebração, com todos os hotéis lotados e a colaboração entusiasmada dos comerciantes locais.

Foto: Mark Saglia/Divulgação
Foto: Mark Saglia/Divulgação

O protagonista especial desta edição, que teve a companhia do seu filho Rocco Pitanga, de 42 anos, expressou a importância do cinema e refletiu sobre o atual cenário de maior diversidade nas produções. “Ao chegar aos meus 84 anos, com mais de 60 anos de carreira, se me perguntassem sobre equidade, eu diria que nós, atores e atrizes negros, éramos contados nos dedos.

Hoje, décadas depois, mesmo que a conta ainda não esteja completamente equilibrada, podemos ver um percentual significativo… Fico imensamente feliz por estar presente nesse movimento, como uma árvore, um baobá quase centenário, testemunhando o surgimento de novos talentos como Lázaro Ramos e meu filho Rocco. É algo digno de aplausos”, declarou Antônio Pitanga com grande emoção.

Foto: Mark Saglia/Divulgação
Foto: Mark Saglia/Divulgação

Durante o primeiro dia do festival, Antônio Pitanga teve a satisfação de ver dois de seus filmes sendo exibidos: “Pitanga” (2016) e “Casa de Antiguidades” (2020). Além disso, ele compartilhou suas reflexões sobre a relação com as novas gerações. Com uma postura aberta e inclusiva, ele expressou: “Eu não sou daquele tipo de pessoa que, ao chegar a uma certa idade, diz: ‘no meu tempo era assim’. Eu acredito que esse movimento do mundo me faz crer e compreender que o acúmulo de conquistas nos leva a uma narrativa diferente.

Foto: Mark Saglia/Divulgação
Foto: Mark Saglia/Divulgação

Estou completamente imerso nisso, mergulhando e interagindo com essa juventude. Isso me faz dizer: eu não tenho 84 anos, tenho 17 anos para chegar aos 100… Tudo o que eles estão fazendo tem uma certa coautoria minha, devido à longa trajetória que percorri. É gratificante viver essa mudança, porque meu tempo é agora”. Com essa mentalidade enriquecedora, Antônio Pitanga continua a ser uma inspiração para as gerações presentes e futuras.

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Google Noticias ou EGOBrazil no Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal ou mesmo do Portal iG.

A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

Famosos

Últimas Notícias

Leia Mais

<